Seminário estadual discute caminhos para superar a insegurança alimentar em Mato Grosso
quinta-feira, 26 de junho de 2025, 14h40
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) promoveu, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso (Consea-MT), o 1º Seminário Estadual “Caminhos e Desafios para Superação da Insegurança Alimentar e Nutricional dos Povos e Comunidades Tradicionais e de Matrizes Africanas”. O evento ocorreu, nos dias 25 e 26 de junho, no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Sinttcontas-MT).
Em afinidade com o tema, a Setasc conta com o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso (Plesan), válido para o quadriênio 2023/2027. O objetivo do plano é garantir a segurança alimentar e nutricional da população mato-grossense.
Os debates e experiências trocadas ao longo do evento, segundo a coordenadora geral da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e a Fome do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Fávaro, têm por finalidade serem transformados em aperfeiçoamento ou construção de trabalhos de combate à insegurança alimentar.
O evento, que tem como foco principal conversas sobre políticas públicas existentes e a serem aperfeiçoadas, bem como discussão por meio de palestras temáticas sobre segurança alimentar, além de troca de experiências referentes à temática.
Para a presidente do Consea, Eurípia de Faria Silva, o aproveitamento das discussões ajuda a expandir o conhecimento sobre políticas referentes à segurança alimentar para todo o estado.