Agosto Lilás: Conheça o Papel do CRAS e do CREAS no Combate à Violência Contra a Mulher
quinta-feira, 14 de agosto de 2025, 16h24
O Agosto Lilás é uma campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, criada em 2016 para marcar os 10 anos da Lei Maria da Penha (07 de agosto). O objetivo é educar, sensibilizar e mobilizar a sociedade para prevenir e enfrentar a violência doméstica e familiar.

O trabalho de proteção e apoio às mulheres em situação de violência é realizado de forma integrada por diferentes setores da Assistência Social. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) atua na prevenção de situações de violência, enquanto o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é responsável pelo atendimento direto às vítimas.
De acordo com a equipe técnica do CREAS, o serviço recebe demandas encaminhadas principalmente pela Polícia Civil, por meio de ofícios relacionados a casos de violência contra mulheres, idosos ou crianças. Ao chegar ao CREAS, a vítima é acolhida por uma equipe multiprofissional, composta por advogada, psicóloga e assistente social, que realiza orientações jurídicas, psicológicas e encaminhamentos necessários.