Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Governo do Brasil avança em estratégia inovadora para erradicar a fome no país

quinta-feira, 28 de agosto de 2025, 16h25

O Brasil conquistou um marco histórico ao sair do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) dois anos antes do previsto. Isso significa que menos de 2,5% da população sofre com a subnutrição. E para alcançar essas pessoas, o Governo Federal já está executando a segunda etapa do Plano Brasil Sem Fome. O objetivo é localizar quem ainda está em situação de insegurança alimentar grave e incluir nas políticas públicas.

 

54737312793_9086820770_k.jpg

 

A estratégia do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) combina tecnologia de vigilância nutricional, cruzamento de dados e uma articulação nos níveis federal, estadual e municipal, em diálogo constante com a sociedade civil por meio de conselhos.

 

Entre os triênios de 2020-2022 e 2022-2024, o país reduziu de 17,9 milhões para 7,1 milhões o número de pessoas em insegurança alimentar severa. O total de brasileiros em situação de insegurança alimentar moderada + severa caiu de 46 milhões para 28,5 milhões.

 

Após uma década de construção de políticas de combate à fome e à pobreza, o Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014. Agora, o objetivo foi alcançado após dois anos de retomada e atualização dos programas sociais. Para a secretária do MDS, o resultado se deve à experiência e estrutura intersetorial de governança da política de segurança alimentar e nutricional, além das medidas econômicas adotadas pelo Governo Federal desde 2023.

 

Fonte: Governo Federal.


topo