Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades promove troca de experiências em agricultura urbana
terça-feira, 23 de setembro de 2025, 11h52
Fortalecer a governança intersetorial e o financiamento em ações de segurança alimentar. Soluções para os temas foram discutidas no primeiro dia do III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades, no dia 22 de setembro, em Belo Horizonte. Com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o evento pretende fortalecer a agenda alimentar urbana no Brasil.

O encontro abre espaço para o diálogo e a troca de conhecimentos entre técnicos de diversas áreas do país sobre medidas de segurança alimentar e nutricional. No painel “Rotas de implementação: diálogo sobre a experiência das cidades”, representantes de cinco municípios relataram suas experiências no âmbito da Estratégia Alimenta Cidades.
Representantes de Curitiba e Brasília também contribuíram com o painel. No auditório, o público era formado por dezenas de técnicos de municípios brasileiros que já estão ou pretendem desenvolver e fortalecer, em seus territórios, políticas públicas focalizadas na segurança alimentar e nutricional de famílias em vulnerabilidade social.
A Estratégia Alimenta Cidades vem sendo desenvolvida em municípios prioritários, conforme a Portaria MDS Nº 987, a partir de medidas que considerem o contexto específico dos territórios, com foco em garantir o acesso à alimentação para populações mais vulnerabilizadas.