Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Golpe: polícia prende dois homens por roubo de dados via SMS em SP

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, 16h47

Imagem colorida da tela de um celular com mensagens de SMS - Metrópoles

 

Dois homens foram presos em flagrante, nesta quinta-feira (23/1), em um mandado de prisão da Polícia Civil, em conjunto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo disparo de “links maliciosos” via SMS para celulares da região do Morumbi, na zona oeste de São Paulo. O objetivo dos criminosos era induzir as vítimas a clicarem nos links — que direcionavam para páginas em que tinham os dados furtados.

 

Os criminosos foram encontrados no décimo nono andar de um flat, no Jockey Club, em São Paulo. No local, foram apreendidos equipamentos eletrônicos sofisticados da China e Israel, além de dois veículos alugados.

 

Segundo o investigador do caso, os equipamentos de transmissão derrubavam o sinal dos aparelhos celulares e, na sequência, enviavam mensagens. “Prezado(a) cliente, sua pontuação de 98.742 vence em 24h. Faça troca por descontos, produtos ou milhas”.

 

O sinal era emitido por um um dispositivo com uma antena que ficava na sacada do prédio. As mensagens com conteúdos falsos iam desde compras não autorizadas, informações bancárias, pontos de milhas de viagens e até pontos na carteira da habilitação.

 

Ao final da mensagem, havia um número para a pessoa ligar. Durante a conversa, as vítimas acabavam fornecendo dados bancários aos golpistas.

 

De acordo com a polícia, os criminosos recebiam R$5 mil por semana para monitorar e manter os equipamentos ativos. A operação é sequência de uma prisão de uma Jeep Renegade branca, em julho do ano passado, que emitia sinais para coletar dados pessoais das vítimas que passavam pelas proximidades da Marginal Pinheiros.

 

O caso foi registrado como associação criminosa, estelionato, invasão de dispositivo informático, cumprimento de mandado de busca e apreensão, localização e apreensão de objeto no 42º Distrito Policial (Parque São Lucas).

 

FONTE: METRÓPOLES

 


topo