Agibank lança assistente de IA para prevenir lavagem de dinheiro e fraudes
quarta-feira, 12 de março de 2025, 13h44
Daniel Pires, diretor de dados, crédito e risco do Agibank (Imagem: Reprodução)
O banco digital Agibank apresentou essa semana o AI Agent, sistema baseado em inteligência artificial desenvolvido internamente para prevenção à lavagem de dinheiro e combate a fraudes. Segundo a empresa, a IA identifica padrões suspeitos em tempo real e bloqueia automaticamente transações potencialmente ilícitas.
Projetado pelo Agibank, o AI Agent elimina processos manuais que antes levavam 34 dias, reduzindo o tempo para apenas 5 minutos, diz o banco. A tecnologia também seria capaz de processar grandes volumes de dados, detectar anomalias com maior precisão e se adaptar a novos padrões de comportamento financeiro.
“A inteligência artificial tem um papel essencial na segurança financeira ao aumentar a capacidade de análise e identificação de padrões, sempre com a supervisão humana. Nosso AI Agent amplia a eficiência operacional dos especialistas do Agibank, permitindo um combate mais ágil e preciso à lavagem de dinheiro e fraudes”, afirma Daniel Pires, diretor de crédito e dados do Agibank.
O lançamento faz parte do que o banco define como uma “estratégia mais ampla” para expandir a aplicação de inteligência artificial em diferentes frentes da operação. A empresa defende que o desenvolvimento proprietário de IA a posiciona “na liderança do setor”, transformando processos de segurança e compliance.
FONTE: ITFORUM