OAB / Méier lança cartilha de segurança digital para mulheres.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, 12h54

A subseção OAB/Méier lançou a cartilha digital “Segurança Digital para Mulheres”, um guia completo que reúne orientações práticas, jurídicas e técnicas para prevenir, identificar e enfrentar violências sofridas pelas mulheres no ambiente digital.
Produzida por um grupo multidisciplinar de advogadas da subseção, a publicação aborda desde o assédio e perseguição no ambiente virtual até crimes como pornografia de vingança, sextorsão, estelionato sentimental, grooming e violência política de gênero. A cartilha sistematiza informações essenciais sobre segurança, proteção de dados, coleta de provas, canais de denúncia e redes de apoio, além de oferecer dicas práticas de prevenção e detalhes sobre os dispositivos legais que amparam as vítimas. Clique aqui e faça o download gratuito.
A publicação também reúne contatos de serviços especializados, como delegacias, centros de atendimento, núcleos de defesa e canais de denúncia, oferecendo às mulheres um caminho seguro e orientado para buscar ajuda.
Ferramenta de proteção
A iniciativa nasceu da percepção de que o avanço das tecnologias, embora amplie espaços de interação e trabalho, também tem criado novas formas de vulnerabilidade, especialmente para mulheres, adolescentes e crianças.
Para a co-idealizadora do projeto, a tesoureira e presidente da Comissão da Mulher Advogada da subseção, Sônia Klausing, com o lançamento do material informativo a OAB/Méier, com apoio da Seccional, reafirma o compromisso de fortalecer a proteção feminina, ampliar a conscientização e contribuir para a construção de uma internet mais segura, ética e livre de violências.
Segundo Klausing, o objetivo central do texto é transformar conhecimento jurídico em ferramenta acessível de proteção e autonomia.
Fonte: OAB - RJ.