MDHC promove formação para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte
por MDHC
quinta-feira, 06 de novembro de 2025, 13h14
Iniciativa, que reúne equipes do PPCAAM, reforça compromisso federativo com a vida de jovens em situação de grave risco
.png)
(Foto: SNDCA/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), realiza, de 4 a 7 de novembro, a Formação do Projeto Família Solidária, em Brasília. O evento reúne técnicos e integrantes do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).
A iniciativa, que integra o PPCAAM, visa fortalecer a proteção e garantir o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes protegidos, por meio do acolhimento familiar em Famílias Solidárias, conforme estabelece a Resolução do Conanda nº 241, de 3 de outubro de 2023.
A formação capacita as equipes técnicas para a realização de captação, avaliação psicossocial, formação e acompanhamento das famílias solidárias, visando qualificar a prática de acolhimento no PPCAAM.
A coordenadora-geral do PPCAAM, Denise Avelino, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo programa exige integração e fortalecimento institucional. “O que buscamos é assegurar processos mais fluidos, integrados e eficazes para que o Família Solidária esteja efetivamente incorporado em todos os projetos de proteção no território nacional”, afirmou.
Denise destacou ainda a importância de consolidar a equipe nacional de gestão para garantir a proteção. “Esta formação consolida uma etapa importante para a gestão do programa porque amplia a capacidade de atuação das equipes e reforça o nosso compromisso de garantir uma rede de proteção segura, sensível às particularidades de cada território e centrada na vida de cada menino e menina atendido pelo PPCAAM”, finalizou.
Sobre o projeto
Coordenado nacionalmente pela SNDCA/MDHC, o PPCAAM é uma das principais políticas públicas voltadas à proteção da vida de crianças e adolescentes em situação de grave ameaça. Desde 2019, o Projeto Família Solidária atua na captação e acompanhamento de famílias voluntárias que oferecem acolhimento seguro para esses jovens.
Para a SNDCA, a realização do encontro fortalece a dimensão institucional do PPCAAM e reafirma o seu papel como uma agenda estratégica no campo da proteção integral de crianças e adolescentes em todo o país.
Fonte: MDHC