Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Em Pauta: delegado da PC-Goiás vai falar sobre criptoativos e criminalidade

sexta-feira, 24 de setembro de 2021, 14h57

 

O tema da edição do programa Em Pauta da próxima quinta-feira, 30 de setembro, é "Criptoativos e criminalidade". O programa será transmitido a partir das 10 horas no canal oficial do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no YouTube.

 

Para falar sobre o assunto, o convidado é o delegado de Polícia Civil do Estado de Goiás, Vytautas Fabiano Silva Zumas, que será entrevistado pela presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), a conselheira Fernanda Marinela.

 

“É muito importante a difusão dessa temática, cultura e ecossistema dos criptoativos. Nós temos percebido a presença desse tema nos noticiários, tanto na questão de mercado e de investimento quanto em relação à elevação no número de crimes nessa área. É uma matéria que nos assusta e demanda uma atenção especial, principalmente por parte das unidades responsáveis pela investigação de tais crimes”, disse o convidado.

 

Secretário Executivo na Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, o Promotor de Justiça Diego Barbiero (MPSC) ressaltou a pertinência da temática no cenário atual: "Organizações criminosas mais sofisticadas já utilizam, há algum tempo, o mercado das criptomoedas para facilitar o processo de lavagem dos ativos ilícitos; nesse cenário, o aperfeiçoamento dos órgãos incumbidos da investigação e da persecução é mais do que oportuna: é uma necessidade premente".

 

Para assistir à transmissão ao vivo, clique aqui. Também é possível definir um lembrete para que o interessado seja notificado pelo YouTube sobre o início da palestra.

 

Convidado

 

O convidado é pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal e em Cybersecurity e Ethical Hacking. Vytautas é mestrando em Blockchain and Digital Currency pela Universidade de Nicosia, no Chipre. Atuou ainda no Laboratório de Operações Cibernéticas e junto à Coordenação de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde idealizou o Núcleo de Operações com Criptoativos. Atualmente coordena o Laboratório Tecnológico de Combate à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Estado de Goiás.

 

Fonte: Conselho Nacional do Ministério Público


topo