Penitenciária da Mata Grande promove encontro no dia do Orgulho LGBTQIA+
quinta-feira, 30 de junho de 2022, 15h02
A Penitenciária Major PM Eldo de Sá Corrêa, a “Mata Grande”, de Rondonópolis (235 km de Cuiabá) promoveu nesta quarta-feira (29.06) a comemoração do dia do Orgulho LGBTQIAP+ com a participação de 30 pessoas privadas de liberdade da Ala Aquarela.
Ala foi enfeitada com balões coloridos, que representam a cor da bandeira do Orgulho Gay. Todos os reeducandos receberam kits de beleza e higiene pessoal em um deles com maquiagem, batom, esmalte e perfume. Em outro kit tinha perfume, uma loção de barbear e um shampoo. Todos itens adquiridos com recursos da própria unidade.
O dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado dia 28 de junho, a data marca a liberdade das pessoas poderem assumir sua orientação sexual. Para o diretor da unidade, Ailton Ferreira, é possível pensar em um Sistema Penitenciário mais humano, acolhedor da diversidade e cumpridor dos direitos das minorias.
Durante a confraternização, os servidores e internos fizeram uma análise reflexiva sobre os avanços que o Sistema Penitenciário tem proporcionado para a comunidade LGBTQIAP+.
A programação atende a Instrução Normativa nº 001/2017/GAB-SEJUDH que estabelece parâmetros de acolhimento e atendimento à Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTQIA+, privados de liberdade no Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso.
Fonte: SESP/MT