Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Representante do MPPI participa de evento nacional sobre crimes de intolerância e feminicídio

quarta-feira, 19 de abril de 2023, 12h57

A coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crime (NAVI), Amparo Paz, participou, nessa terça-feira, 18 de abril, da 4ª edição do CNMP Talks “Vítimas do Ódio – Crimes de Intolerância e Feminicídio”. O evento nacional foi realizado em São Paulo, por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Confederação Israelita do Brasil (CONIB).

 

O CNMP Talks tem o objetivo de mostrar temas de valor social e de impacto positivo no atendimento à vítima no Brasil. Nas três edições anteriores o projeto abordou temas que envolvem o combate à violência doméstica e ao discurso de ódio, bem como a reparação de danos às vítimas mulheres e seus dependentes.

 

Na programação foram realizados três painéis: o primeiro sobre crimes de intolerância, com os promotores de Justiça Maria Fernanda Pinto e Rogério Sanches; o segundo sobre discurso de ódio e feminicídio, com Andrea Vainer, advogada da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e a promotora de Justiça Fabíola Covas; e o terceiro sobre vítimas indiretas do feminicídio, com as promotoras Silvia Chakian e Juliana Tocunduva.

 

Na sequência ao CNMP Talks foram realizadas a reunião dos membros do Comitê Ministerial de Defesa dos Direitos das Vítimas (CMDD Vítimas) e a visita institucional ao Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) do Ministério Público paulista.

 

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas


O objetivo do Movimento é desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional.

 

 

Fonte: MPPI


topo