Grupo reflexivo: Gedir viabiliza palestra com homens presos por violência doméstica
sexta-feira, 11 de novembro de 2022, 12h48

O Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial do Ministério Público da Paraíba (Gedir/MPPB) viabilizou a realização de uma palestra para presos por violência doméstica, na Penitenciária Padrão de Santa Rita. O evento foi realizado no formato de grupo reflexivo, inspirado no Projeto Refletir, gerido pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Direitos Fundamentais, órgão do MPPB ao qual também está vinculado o Gedir.
Doze homens na faixa etária entre 19 e 67 anos conversaram com o assistente social Mário Meira Neto, estagiário de pós-graduação lotado e designado pela promotora de Justiça e coordenadora do CAO, Liana Espínola Pereira de Carvalho, para a atividade. A solicitação foi feita ao Ministério Público pela Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana.
“Esses homens foram condenados por violência doméstica e familiar contra mulheres e o objetivo foi contribuir para a desconstrução da cultura de violência. Falamos sobre machismo e patriarcado, fenômenos sociais que afetam negativamente a vida de mulheres vítimas de companheiros, pais e irmãos, colegas de trabalho. A sociedade, sobretudo os homens, precisam discutir isso de modo crítico”, explicou Mário Neto.
De acordo com a coordenadora do CAO Cidadania e Direitos Fundamentais, o Projeto Refletir, criado e executado por promotores de Justiça do MPPB, tem o objetivo de prevenir que homens processados pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), reincidam nos crimes de violência doméstica e familiar contra as mulheres.
O projeto consiste na execução de um conjunto de oficinas em grupos reflexivos de homens. O formato de palestras, como a que foi realizada, na unidade prisional, inclusive, poderá ser ampliado com novos encontros, de acordo com avaliação do CAO.
Fonte: MPPB