Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Interesse Público fala sobre o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

terça-feira, 29 de novembro de 2022, 15h30

Veja também a primeira reportagem da série especial sobre o saneamento básico em Altamira (PA) - região mais afetada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte

 

Foto em preto e branco de uma mulher abaixada. Em primeiro plano um homem com o punho fechado

 

A violência contra mulheres não é só física - pode ser psicológica, sexual, patrimonial e moral. Ela existe por todo o planeta e não escolhe cor, classe econômica nem social. A conscientização sobre essa realidade e o combate a todos os tipos de abusos são algumas das metas trazidas pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro. A data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999. O Interesse Público (IP) mostra que é preciso um enfrentamento multidisciplinar e integrado para coibir essas práticas.

 

Oportunidades mais justas – Em 2022, a Lei de Cotas completou 10 anos. Ela é uma das ferramentas para diminuir a desigualdade social, ampliar a diversidade e promover inclusão nas universidades brasileiras. A norma estabelece que institutos e universidades federais reservem 50% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Esse grupo inclui ainda pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, que devem ser contemplados com um número de vagas equivalente às parcelas que ocupam na população. O repórter Paulo Melo conversa com a cantora Bia Ferreira, que retrata em uma música de sua autoria o sonho de entrar em uma universidade. O Ministério Público Federal atua para garantir que a legislação seja cumprida e os direitos garantidos.

 

Fonte: MPF


topo