Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

ATUAÇÃO DO MPGO CONCRETIZA INSTALAÇÃO DE GRUPOS REFLEXIVOS PARA AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM CACHOEIRA DOURADA E INACIOLÂNDIA

terça-feira, 07 de fevereiro de 2023, 11h42

 

Como resultado da atuação do Ministério Público de Goiás (MPGO) junto aos gestores de Cachoeira Dourada e Inaciolândia, foram instalados grupos reflexivos para autores de violência doméstica e familiar nesses municípios, que já estão preparados para o início das atividades.

 

O promotor de Justiça André Lobo Alcântara Neves esclarece que o objetivo destes grupos é estimular a reflexão por parte dos autores de violência, conscientizando-os e transformando-os, para reduzir os casos de agressão contra as mulheres.

 

A atuação direta do MP se deu a partir de reuniões com representantes das Secretarias de Assistência Social dos dois municípios para propor a ideia e estimular a criação dos grupos. 

 

Além disso, o promotor de Justiça prestou orientações sobre o procedimento a ser adotado; repassou as informações e os contatos necessários; incentivou a participação conjunta de ambos os municípios no curso de capacitação oferecido pela equipe do Centro de Referência Estadual da Igualdade (Crei).

 

André Lobo Neves também participou de reunião virtual com as equipes das Redes de Proteção dos municípios e a equipe do Crei, participou da inauguração do curso de capacitação, expediu ofício às demais autoridades locais, convidando-as para o curso e comunicando-as da criação dos grupos. Após a mobilização junto aos gestores, as Secretarias de Assistência Social adotaram as medidas necessárias para concretizar a instalação dos grupos. 

 

O promotor de Justiça destaca ainda o empenho e a dedicação das equipes da Rede de Proteção à Mulher de ambos os municípios para viabilizar o atendimento da demanda, bem como o trabalho prestado pela equipe multiprofissional do Crei na capacitação da rede. Ofícios da Secretaria de Promoção e Assistência Social de Cachoeira Dourada e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Inaciolândia atestaram, ainda no ano passado, a realização de cursos e a composição dos grupos.

 

Fonte: MPGO


topo