Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

STF lança obra digital que destaca produção acadêmica de mulheres no direito processual civil

segunda-feira, 23 de junho de 2025, 18h22

Publicação disponível no portal do STF teve apoio de entidades que promovem a participação feminina no campo jurídico

 

Ilustração da obra Mulheres no Direito Processual Civil

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou, nesta quinta-feira (5), a obra digital “Mulheres no Direito Processual Civil: uma bibliografia”. A publicação, apresentada pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, no Plenário da Corte, reforça o compromisso da instituição com a equidade de gênero e o reconhecimento da produção acadêmica feminina na área jurídica.

 

A obra reúne 139 trabalhos acadêmicos de autoras com doutorado ou em fase de doutoramento, com destaque para a diversidade e os desafios enfrentados pelas mulheres no país. Segundo o ministro Barroso, a obra é mais uma iniciativa do STF para promover a equidade de gênero.

 

A publicação é uma realização da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF (SAE). A elaboração contou com apoio de entidades que estimulam a participação feminina no campo jurídico, como a Associação Brasileira Elas no Processo, Black Sisters in Law, Elas Pedem Vista e Instituto Brasileiro de Direito Processual e Processualistas. A equipe responsável também teve a colaboração da professora Paula Pessoa Pereira (UnB), e das juízas Trícia Navarro, do Núcleo de Soluções Consensuais de Conflito do STF, e Flávia Martins de Carvalho, da Ouvidoria do Tribunal e integrante da Comissão de Apoio à Diversidade.

 

A obra está disponível gratuitamente no portal do STF.

Fonte: STF


topo