Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

CAO-Júri e Núcleo de Defesa da Vida participam de entrevista sobre projeto que concorre ao Innovare

quarta-feira, 29 de julho de 2020, 13h48

O Projeto Núcleo de Defesa da Vida, do MPMT, está entre as 646 práticas selecionadas para participar da 17ª edição do Prêmio Innovare (2020).

 

Na última segunda-feira, dia 27, as equipes do Núcleo de Defesa da Vida e do Centro de Apoio Operacional do Júri, sob Coordenação do Promotor de Justiça Dr. Vinicius Gahyva Martins, participaram de entrevista pela consultora jurídica Rubia Salah Ayoub. A entrevista faz parte da segunda etapa do prêmio que trata da verificação dos resultados do projeto e captação de mais informações sobre o funcionamento do trabalho. Em razão da necessidade de distanciamento social, a reunião foi realizada por meio de videoconferência.

 

Sobre o Projeto - O Projeto de Núcleo de Defesa da Vida apresenta-se como potencial vetor de mudança de uma cultura jurídica que não empresta a devida importância às vítimas da violência. A modificação  desse quadro histórico de desatenção aos direitos e garantias fundamentais dessa parcela significativa da população brasileira se faz necessária e urgente para efeitos de pacificação social e redução dos efeitos  danosos relacionados à sensação de impunidade.

 

Nesse contexto, o Núcleo de Defesa da Vida estabelece um olhar mais detido e humano às vítimas e/ou familiares das vítimas de crimes e atos infracionais dolosos contra a vida e latrocínio, garantindo-lhes o direito de acesso à informação e de colaboração, oferecendo o apoio e proteção necessários, por meio do acolhimento e atendimento jurídico e psicossocial, orientação e encaminhamento às redes de proteção, assim como a efetiva apuração das consequências dos delitos e dos critérios para fixação dos valores mínimos para reparação de danos sofridos.



Sobre o Prêmio Innovare - O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Este ano o Prêmio tem como tema-destaque "Defesa da Liberdade". Todas as práticas inscritas podem ser consultadas no site do Innovare. Saiba mais AQUI

 


topo