Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPGO PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM VALPARAÍSO DE GOIÁS PARA INÍCIO DO PROGRAMA GOIÁS CONTRA A CARNE CLANDESTINA NO MUNICÍPIO

terça-feira, 28 de novembro de 2023, 14h28

Ministério Público de Goiás (MPGO) convidou autoridades e a comunidade para falar, em audiência pública, promovida na última quinta-feira (23 /11), sobre a primeira fase do Programa Goiás contra a Carne Clandestina. Neste primeiro momento, o objetivo é orientar, sensibilizar e fomentar a atuação dos órgãos públicos de fiscalização e os comerciantes, além de alertar os cidadãos sobre os riscos do consumo de produtos de origem animal impróprios, irregulares e clandestinos.


Coordenada pela promotora de Justiça Oriane Graciani de Souza, a reunião buscou apresentar o tratamento dado aos produtos até sua chegada aos consumidores. O representante da Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde (Suvisa), fiscal sanitário e médico veterinário José Luiz Ribeiro, fez uma abordagem técnica sobre o assunto e exibiu um vídeo produzido pelo Ministério Público da Bahia, que trata da qualidade da carne e que alerta sobre os perigos do abate clandestino. 


Ele esclareceu sobre a função e a finalidade da vigilância sanitária, especialmente no combate à comercialização de carne clandestina. Também ressaltou que os produtos não podem ser comercializados sem o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).


Durante o evento ainda foi apresentada a Resolução nº 20/2019 da Secretaria Estadual de Saúde, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para a Comercialização de Produtos Cárneos no comércio varejista do Estado de Goiás.


O que se ouviu dos participantes foi que as feiras em Valparaíso de Goiás não se adéquam às exigências legais, o que impõe medidas para controle. O apoio das faculdades também foi acolhido para compor o programa.


Estiveram presentes no evento o prefeito Pábio Correia Lopes; o presidente da Câmara Municipal, Flávio Lopes; Patrícia Silva Marques Dias, coordenadora da Regional Rio Itiquira, da Vigilância Sanitária; José Luiz Ribeiro, fiscal sanitário e representante da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa);  Firmino André Moreira da Silva, diretor do Procon de Valparaíso de Goiás; Neomar Camelo, secretário municipal de Saúde; Tadeu Martins, secretário municipal do Meio Ambiente; Marcelo Carlos da Silva, secretário de Comunicação; representantes das Faculdades Sena e Anhanguera, do Conselho de Segurança, vereadores e demais autoridades ligadas à causa.

 

Fonte: MPGO


topo