Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Gov-RJ: SEDCON fiscalizou as instalações do Rock in Rio 2024

segunda-feira, 26 de agosto de 2024, 13h25

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) está em um dos maiores e mais esperados festivais de música do mundo, o Rock in Rio. O evento acontece em setembro, no Parque Olímpico, em Curicica, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O objetivo é garantir a segurança dos consumidores e evitar incidentes que possam pôr em risco a saúde dos frequentadores.

 

 

Durante o festival haverá postos de atendimento da SEDCON para intermediar e ajudar a resolver possíveis conflitos nas relações de consumo. “Nós teremos equipe desde o horário de abertura do portão até o encerramento nos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor). Além disso, nós temos um ponto de PCD que terá também um integrante nosso, especializado em defesa do consumidor para pessoas com deficiência” – informou o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca. 

 

Até a data de início do Rock in Rio, durante a montagem, o evento vai contar com uma pessoa da equipe da Secretaria diariamente na Cidade do Rock para orientar as equipes que trabalham no local quanto a conformidades com as leis de defesa dos consumidores. A Secretaria vai fazer ainda diversas vistorias no local, antes, durante e após o festival, para verificar se tudo está de acordo com o que determina o Código de Defesa do Consumidor. As iniciativas foram alinhadas em reunião entre o Secretário Gutemberg Fonseca e a organização do festival na Cidade do Rock, na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, quando também aconteceu uma inspeção inicial para conhecimento do espaço.

 

 

Orientações sobre o que é necessário para que todos tenham uma boa experiência de acordo com as leis de proteção e defesa dos consumidores foram passadas na ocasião à equipe do Rock in Rio, que também teve a oportunidade de conhecer mais sobre os projetos da SEDCON, apresentados pelo Secretário Gutemberg Fonseca.

 

Segundo ele, as tratativas acontecem há cerca de uma semana: “semana passada nós estivemos reunidos com toda a equipe, com a equipe administrativa e operacional do Rock in Rio, que nos recepcionou exemplarmente, nós apresentamos pra eles toda a legislação. Inclusive, a gente tem uma resolução de número 11, de 15 de maio de 2024, que trata exclusivamente de diretrizes para a segurança nas relações de consumo nos grandes eventos” – informou. 

 

 

A atuação da Secretaria no Rock in Rio vai ajudar a evitar episódios trágicos, como os que já aconteceram em eventos de grande porte realizados na cidade: “teve um episódio lamentável no Rio de Janeiro, que foi a morte de uma pessoa naquele show da Taylor Swift. Teve também a morte de um consumidor que estava presente no Riocentro, morreu eletrocutado” – lembra o Secretário.

 

“O Rock in Rio é um dos maiores eventos do mundo, é um excelente evento, e é uma oportunidade para o estado e para o município, mas a gente não pode abrir mão disso, da proteção da vida, da saúde, e da segurança no fornecimento de produtos e serviços. Todos os pontos de acesso, todos os pontos de oferta no fornecimento de produtos, o manuseio de produtos, a parte higiênica da oferta, por exemplo, de banheiros, tudo isso é relação de consumo” – declarou Gutemberg Fonseca. 

 

 

A SEDCON vai dar também uma atenção especial aos turistas nacionais e estrangeiros, que hoje representam cerca de 70% do público do Rock in Rio. Postos do Turiscon – Turismo Consumidor, programa de atendimento aos turistas da Secretaria serão montados no festival. Ali, os visitantes de fora vão poder tirar dúvidas sobre seus direitos enquanto consumidores e fazer denúncias caso haja algum problema nas relações de consumo dentro da Cidade do Rock, sempre com a comodidade do atendimento em pelos menos três idiomas, além do português: inglês, espanhol e francês. 

 

 

A atuação do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, em conjunto com os organizadores do Rock in Rio é importante tanto para os consumidores, que poderão ter uma maior garantia de que o festival preza pelo bem estar de seu público, quanto para o próprio evento, que terá agregada uma imagem mais positiva com o aval das vistorias e ações realizadas pela SEDCON.

 

Fonte: Gov-RJ


topo