Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Gov-RJ: SEDCON encontra produtos impróprios para consumo em supermercado na Tijuca

segunda-feira, 26 de agosto de 2024, 13h49

Mais de 50 quilos de carnes impróprias para consumo, além de produtos possivelmente falsos foram encontrados em operação de fiscalização da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) no supermercado Supermarket da Tijuca (Rua Conde de Bonfim, 703), na tarde da última terça-feira, 20 de agosto. 

 

 

Os agentes encontraram 19 kg de linguiça calabresa embalada sem etiqueta de identificação, 19 kg de costela bovina, 10 kg de sobrecoxa temperada e 3 kg de costela suína com embalagem violada, perfazendo um total de 51 quilos de alimentos impróprios para consumo que estavam expostos à venda. Os Alimentos foram descartados voluntariamente pelos responsáveis do estabelecimento na presença dos agentes.

 

 

Além disso, foram encontradas também nas gôndolas e no estoque da loja mais de 100 caixas de sabão em pó da marca líder de mercado, a OMO, com fortes indícios de falsificação do produto. As 104 caixas de 1,6 kg encontradas (cerca de 166 Kg de produto duvidoso) foram recolhidas e todo material ficou separado sob guarda e responsabilidade do Supermarket. Amostras do produto suspeito foram recolhidas e enviadas ao fabricante para que seja verificada a originalidade. Operações da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor já tiraram de circulação por volta de 100 toneladas de sabão em pó falsificado em menos de um mês. 

 

Foi lavrado um Auto de Constatação pela SEDCON e será aberto processo administrativo para apurar as responsabilidades e aplicar as medidas cabíveis. A operação faz parte do Educa Consumidor, programa permanente da Secretaria que realiza ações educativas e vistorias em estabelecimentos no estado do Rio de Janeiro. São verificadas questões como salubridade, higiene e conformidade com a lei 8.078 de 11 de setembro de 1990, que dispõe sobre a proteção dos consumidores.

 

A ação foi possível graças a denúncias enviadas à Secretaria. A população pode denunciar situações suspeitas, irregulares ou problemas em relações de consumo através do canal Fala Consumidor, da SEDCON, que pode ser acessado 24h por email, ou por telefone e Whatsapp. 

 

Fonte: Gov-RJ


topo