Procon-AM: Procon do Amazonas participa do 1º Workshop de Direito do Consumidor da Região Norte
quarta-feira, 06 de novembro de 2024, 15h53
.png)
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) participa nos dias (06 e 07/11) do 1º Workshop de Direito do Consumidor da Região Norte, realizado no Acre. O evento é inédito e voltado ao fortalecimento das políticas de proteção ao consumidor no contexto regional. O encontro irá contar com especialistas da área e representantes de órgãos jurídicos e visa discutir práticas de fiscalização, regulamentação e novos desafios que surgem diante das mudanças no comportamento dos consumidores.
O Procon foi representado pelas advogadas Yasmin Freitas e Larissa Freire, ambas destacam a importância de uma atuação severa para garantir os direitos dos consumidores na região. “Estar presente no 1º Workshop de Direito do Consumidor da Região Norte é um passo importante na construção de um mercado mais equilibrado e seguro, onde o consumidor tenha acesso a informações e serviços com respeito e qualidade” enfatizou a chefe de atendimento do Procon-AM, Yasmin Freitas.
No primeiro dia do workshop, os participantes assistiram a quatro palestras: a evolução do Direito do Consumidor na região Norte; contratos de transporte e turismo com foco no Direito do Consumidor; o impacto social das casas de apostas no mercado de consumo; e, por fim, uma palestra sobre a parceria entre Defensoria Pública e Procon na luta contra o superendividamento.
O evento também incluiu painéis sobre temas atuais, como fraudes em compras online, regulamentação de contratos e transparência nas relações de consumo. Para a advogada, Larissa Freire, esses eventos são importantes para que os órgãos se adaptem às novas realidades de políticas de defesa do consumidor especialmente em uma região que enfrenta desafios logísticos e conta com uma grande diversidade de perfis de consumidores.
“O evento também fortaleceu parcerias com outros órgãos e possibilitou a troca de boas práticas que poderão ser aplicadas em ações futuras de fiscalização e conscientização no estado do Amazonas”, frisou.
Fonte: Procon-AM