Gov-RJ: EDCON do Rio de Janeiro oferecem cursos gratuitos para a capacitação de agentes públicos e consumidores
sexta-feira, 08 de novembro de 2024, 13h30
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A Escola Estadual de Defesa do Consumidor já começa na semana que vem a oferecer cursos totalmente gratuitos, não só para capacitar agentes públicos e privados nos direitos e deveres do consumidor, como também para o público em geral.
Os três primeiros cursos online, que acontecem nos meses de novembro e dezembro, já estão com inscrições abertas. Os interessados devem acessar o site da SEDCON – Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor. O primeiro curso de “Introdução ao Direito do Consumidor” será dado pelo advogado André Proença, com início no próximo dia 14 de novembro. Já o curso sobre “Crimes contra as relações de consumo”, com a professora Claudia Serpa, tem data para começar no dia 28 deste mês.
O curso de “Educação Financeira” será ministrado pela Coordenadora de Defesa do Consumidor da Mulher, delegada de Polícia Civil Verônica Stiepanowez de Oliveira, com início em 12 de dezembro. Como um centro de ensino especializado em relações de consumo, a Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EDCON-RJ) promove o conhecimento das leis, além de oferecer a capacitação técnica, tanto presencial quanto online, abordando os principais temas relacionados ao Código de Defesa do Consumidor. Todo aprendizado terá a certificação das atividades realizadas na EDCON-RJ.
“A criação da EDCON-RJ é um marco e um avanço significativo na defesa dos consumidores no Estado. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade que capacite tanto os servidores quanto os cidadãos a protegerem seus direitos, promovendo uma cultura de consumo responsável e consciente” – declarou o Secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca sobre o projeto.
Em parcerias com outros órgãos, a EDCON-RJ já realizou cursos para agentes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor sempre com as análises dos mais renomados pesquisadores da área de defesa do consumidor. Também fez capacitações nos meses de agosto e setembro para funcionários da SEDCON sobre direitos do consumidor, formas de prevenção a relações de consumo irregulares e práticas de fiscalização.
Além disso, promoveu um treinamento de agentes públicos para identificação de produtos pirateados, que foi oferecido a servidores de vários órgãos de segurança pública e das autarquias de fiscalização de todo o Brasil.
SERVIÇO:
► Entre no link: https://www.rj.gov.br/sedconsumidor/node/155
► Em seguida, verifique na página da EDCON-RJ os cursos disponíveis;
► Clique em 'inscreva-se'
Canais Fala Consumidor: Whatsapp: (21) 99336-4848 / Telefone: 0800-2020143
Procon-RJ: WhatsApp: (21) 97915-4700 e (21) 98104-5445
Fonte: Gov-RJ