Procon-PJF: Procon de Juiz de Fora em Minas Gerais divulga pesquisa de preços da Black Friday 2024
segunda-feira, 25 de novembro de 2024, 14h39
.png)
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lança a pesquisa de preços da Black Friday deste ano. A equipe realizou o acompanhamento de preços em quatro sites de compra mais utilizados entre os consumidores e identificou aumento de até 206,8% de preço para um único produto. A pesquisa completa está disponível aqui.
O estudo foi realizado a partir de uma seleção dos produtos mais vendidos no ano de 2023 nos sites Shopee, Magazine Luíza e Amazon, além do Temu, que é uma nova opção no mercado. Cerca de 41,4% dos produtos analisados apresentaram aumento de preço quando comparada a primeira e a última semana de levantamento.
O item com maior aumento de preço foi a Smart TV Led de 32 polegadas da Philco, no site da Shopee, que iniciou a pesquisa custando R$937,99 e, na semana do dia 18 de novembro, chegou a custar R$2.877,99. Foram identificados produtos com valor aumentado em todos os quatro sites analisados, principalmente em eletrônicos e utensílios domésticos.
A cada segunda-feira, durante os meses de setembro, outubro e novembro, a equipe do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos registrou os preços praticados para cada item selecionado em cada site para análise das variações e identificação de descontos reais.
O objetivo do levantamento é proporcionar uma ferramenta para comparação de preços, identificar promoções verdadeiras e combater a manipulação de preços. O material também traz dicas para as compras, alertas para possíveis golpes e orientações sobre direitos do consumidor.
Para se prevenir de possíveis golpes e evitar compras consumistas, o Procon orienta:
► Faça uma lista do que você realmente precisa e do que deseja comprar;
► Desconfie de descontos muito elevados e preços abaixo da média do mercado;
► Tenha cuidado com a existência de sites e perfis falsos. Antes de finalizar uma compra, observe se a empresa tem endereço físico e consulte o CNPJ no site da Receita Federal;
► Evite comprar acessando links enviados ou anúncios patrocinados nas redes sociais;
► Exija que o preço anunciado seja cumprido se o preço do produto no caixa estiver diferente do exposto na gôndola, no caso de compras presenciais, ou no carrinho ou fechamento da compra, no caso de compras online.
Os consumidores que identificarem quaisquer irregularidades no mercado de consumo ou que se sentirem lesados durante as compras podem realizar reclamação junto ao Procon presencialmente na sede, localizada na Avenida Itamar Franco, 992 - Centro, ou pelo Prefeitura Ágil. Na sexta-feira, 29, dia da Black Friday, o ‘Procon Aqui’ também estará com atendimento e orientações aos consumidores na Rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, das 9h às 16h.
Fonte: Procon-PJF