Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Procon-SC: Zap Denúncias completa 1 ano, veja as principais queixas dos consumidores

segunda-feira, 21 de julho de 2025, 17h04

 

O Zap Denúncias do Procon SC completa, nesta quinta-feira (17), 1 ano de atendimento ao consumidor catarinense! A ferramenta, que permite o envio de denúncias nas relações de consumo através de fotos, vídeos, texto e arquivos pelo aplicativo WhatsApp no número 48 3665 9057, ampliou e tornou mais ágil o atendimento à população, o que fortalece e orienta a atuação da Diretoria de Relações e Defesa do Consumidor.

 

Em um ano, desde 17 de julho de 2024, o Zap Denúncias recebeu 7.116 mensagens, média de 55 mensagens diárias, embora essa quantidade sofra muitas variações de acordo com a sazonalidade. Em janeiro deste ano, durante a temporada de verão, houve picos de até 800 mensagens semanais. Contudo, muitas dessas mensagens não viram processos formais: há interrupção na interação, falta de relação de consumo, pedidos por informações e dúvidas.

 

Vale lembrar, também, que o Zap Denúncias não aceita reclamações, apenas denúncias. A diferença é que a denúncia diz respeito a um problema coletivo, como produtos vencidos, má prestação de serviços, preços abusivos, publicidade enganosa, longas filas em pedágio, entre outras. 

 

Já a reclamação trata de uma questão pessoal: não recebimento de um produto, cobrança indevida, vício oculto em produto, negativação indevida, etc. Para abrir um processo com uma reclamação, o consumidor pode agendar um atendimento presencial no centro de Florianópolis através do site ou registrar sua reclamação de maneira online também pelo site.

 

Veja o Raio X de 1 ano de Zap Denúncias

 

Principais empresas e setores alvos de denúncias recorrentes:

 

📌 Comércio eletrônico/lojas virtuais: Yeesco, Lado Rosa e Lado Fit lideraram de maneira consistente o ranking de reclamações em diversos meses. O principal problema apontado é a não entrega de mercadorias. A Yeesco chegou a receber mais de 180 reclamações em uma única semana – a empresa foi notificada e responde a processo do Procon SC. Já a Lado Rosa teve suas vendas online suspensas nesta semana.

📌 Combustíveis: queixas persistentes sobre supostos aumentos abusivos nos preços na gasolina e etanol foram frequentes desde outubro de 2024. Um processo administrativo que apura o aumento naquele mês segue em tramitação. Além disso, o Procon SC integra o Instituto Combustível Legal e é responsável pela análise de qualidade dos combustíveis comercializados em Santa Catarina.

📌 Celesc: denúncias sobre cobranças indevidas e faturas atrasadas. O Procon SC tem reunião agendada com a empresa para discutir as reclamações.

📌 Supermercados: produtos vencidos, divergências de preços (prateleira e caixa) e má qualidade de produtos. Fiscalizações foram realizadas em resposta a essas denúncias.

📌 Bancos e serviços financeiros: reclamações frequentes sobre tempo de espera em filas, dificuldade em renegociar débitos, cobrança indevida e problemas de reembolso.

📌 Beto Carrero World: denúncias durante a Páscoa deste ano sobre filas excessivas e propaganda enganosa.

📌 Sites fraudulentos e publicidade enganosa: golpes que prometem “cashback” via Procon.

📌 Bronzeamento artificial: denúncias de estabelecimentos operando, o que é proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

📌 Pedágios: reclamações sobre tempo excessivo em filas (até 14 km de espera). Um processo aberto também cobra soluções das concessionárias.

📌 Telecomunicações: má prestação de serviço, cobrança indevida, problemas de cancelamento de conta e negação de alteração de plano. Processo administrativo do Procon também investiga o problema.

📌 Transporte Clandestino: relatos em Barra Velha e Florianópolis.

📌 Reajuste de matrículas de colégios particulares: questionamentos sobre a legalidade da porcentagem de aumento

📌 Inclusão indevida no Serasa.

 

Conclusão

 

O período analisado demonstra um cenário de desafios contínuos à defesa do consumidor, com destaque a problemas em compras online, abusos em serviços de grande demanda (pedágios, combustíveis e telecomunicações) e irregularidades em setores essenciais como supermercados e serviços bancários/de energia. A atuação do Procon tem sido fundamental na mediação e fiscalização para mitigar esses problemas.

 

Principais infrações ao direito do consumidor

📢 Oferta não cumprida/produto não entregue;

📢Vício no produto/serviço;

📢 Ligação de telemarketing abusiva;

📢Cobrança indevida;

📢 Publicidade enganosa;

📢 Má qualidade do produto/serviço;

📢 Dificuldade de reembolso;

📢 Preços/juros abusivos;

📢 Vazamento de dados;

📢 Falta de informação clara e objetiva;

📢 Negativação indevida;

📢 Golpes/fraudes;

📢 Venda casada;

📢 Produto fora de validade;

📢 Tempo de espera;

 

Setores mais denunciados

 

📍 Vestuário/produtos de uso pessoal;

📍 Supermercados/alimentos/bebidas;

📍 Bancos;

📍 Telefonia/tv/internet;

📍 Combustíveis;

📍 Varejo;

📍 Energia elétrica;

📍 Serviços de estética;

📍 Veículos;

📍 Golpe/fraude;

📍 Empréstimos;

📍 Má prestação de serviço;

📍 Precificação;

📍Educação

📍 Materiais de construção;

📍 Bares/restaurantes;

📍 Transporte aéreo;

📍 Pedágio.

 

A interação com o consumidor é essencial à boa atuação do Procon SC. Utilize o Zap Denúncias! Em dúvida, acione o Procon SC!

 

Como acionar o PROCON SC

 

Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.

Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.

Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal. Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.

 

Fonte: Procon-SC


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