Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Gov: Senacon e MP-Procon de Minas Gerais promovem capacitação para uso da plataforma ProConsumidor

terça-feira, 19 de agosto de 2025, 15h39

Cerca de 30 profissionais do Instituto de Defesa do Consumidor de Minas Gerais (Procon-MG) participaram de capacitação presencial sobre o ProConsumidor. O encontro, promovido em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ocorreu de 12 a 14 de agosto, na sede do Procon-MG, em Belo Horizonte.

Os alunos foram apresentados aos conceitos gerais da plataforma e suas funcionalidades, desde o cadastro de consumidores, procuradores e fornecedores, tipos e origens de atendimento, além do registro de consultas, denúncias e reclamações. Também foram ministrados módulos sobre decisão e homologação de cadastros, integração com o Consumidor.gov.br, classificação das reclamações e funcionalidades administrativas.

A formação foi conduzida pelo coordenador-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), Alexandre Yamanaka Shiozaki; pela coordenadora da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), Ana Cláudia Menezes; e pela chefe de Divisão de Integração e Harmonização de Procedimentos da Senacon, Elizabeth Cristina Eduardo da Silva.

“É importante mostrarmos o cenário do sistema ProConsumidor como um todo, a importância dessa interlocução e a troca de conhecimentos entre os Procons. Também tentamos abordar as reclamações mais recorrentes e dúvidas que os servidores e funcionários tinham com relação ao sistema”, frisou Alexandre Yamanaka.

A coordenadora do Procon Municipal de Teófilo Otoni, Fabiana Dourado, avaliou que o curso é importante para que os gestores possam, a partir da capacitação, instruir os funcionários a atuarem com o sistema ProConsumidor. “Precisamos estudá-lo todos os dias para podermos desempenhar um excelente papel na coordenadoria e poder ajudar o nosso Procon”, concluiu.

O estagiário de pós-graduação em Direito do Consumidor do Procon de Juiz de Fora Matheus Bullé garantiu que vai colocar em prática tudo que aprendeu. “É uma capacitação excelente que vai agregar muito na minha vida profissional e acadêmica. Ter contato com essa quantidade de Procons ajuda bastante. Espero conseguir passar para frente esses conhecimentos”, relatou.


Encontro virtual

Dia 5 de agosto, a Senacon, em parceria com o Procon-MG, promoveu uma capacitação virtual sobre resolução de conflitos por meio de plataformas digitais. Na ocasião, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral Ferreira, falou sobre a Política Nacional de Relações de Consumo e as estratégias para promover soluções acessíveis e eficazes.

Também foram abordados os temas Consumidor.gov.br e ProConsumidor, Instrumentos do Consumidor, pelo coordenador-geral do Sindec, Alexandre Yamanaka Shiozaki; e Tecnologia a Serviço da Proteção e da Defesa do Consumidor, pelo promotor de Justiça e coordenador de Tecnologia da Informação do Ministério Público de Minas Gerais, Daniel Piovanelli Ardisson.

 

Fonte: Gov


topo