Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GOv: Secretaria de Defesa do Consumidor se reúne com presidência da Unimed Ferj para tratar casos de famílias atípicas

sexta-feira, 26 de setembro de 2025, 14h17

 

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (25/09), com a presidência da Unimed Ferj para discutir os atendimentos das famílias atípicas que participaram do mutirão realizado na última terça-feira. Durante o encontro, foram apresentados os relatos recebidos e definidas medidas para acelerar a resolução das pendências.

 

Segundo o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a operadora de saúde assumiu o compromisso de se dedicar a todos os casos individualmente, considerando as particularidades de cada família. “A Unimed Ferj não se negou a analisar os casos. Pelo contrário, demonstrou empenho em encontrar soluções para todos os associados de famílias atípicas”, destacou o secretário.

 

Casos em análise e gabinete de crise

 

De acordo com o relatório entregue durante a reunião, 98 mães participaram do mutirão. Desses atendimentos, quatro casos foram resolvidos de imediato, 24 não foram resolvidos e 70 estão em prazo de análise solicitado pela operadora. A Unimed Ferj se comprometeu a dar andamento a todos os processos em caráter emergencial, convocando as famílias já a partir da próxima semana.

 

O encontro também reforçou a atuação do gabinete de crise, criado em parceria entre a SEDCON, o Procon-RJ e a própria Unimed Ferj. A iniciativa tem apresentado avanços, sobretudo após as ações na área oncológica, em que o acompanhamento próximo resultou em melhorias significativas. O mesmo modelo será aplicado aos atendimentos das famílias atípicas.

 

“Estamos lado a lado com as mães, acompanhando cada relato e cobrando soluções. O presidente da Unimed Ferj ratificou esse compromisso e garantiu que cada caso será tratado com a seriedade e a urgência necessárias”, afirmou Fonseca.

 

Compromisso com consumidores

 

Participaram da reunião o presidente da Unimed Ferj, João Alberto da Cruz, o diretor administrativo-operacional, Fábio Nasser Monnerat, o gerente jurídico, Carlos Frinhani, além do Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, o Subsecretário de Planejamento e Gestão da SEDCON, Rogério Pimenta, e o Subsecretário de Proteção de Direitos Difusos e Coletivos, Claudir Rodrigues.

 

A estratégia definida prevê, em um primeiro momento, a análise minuciosa de cada caso. Em seguida, as famílias serão chamadas individualmente para receber encaminhamentos imediatos. Paralelamente, equipes da SEDCON e do Procon-RJ seguirão com operações e fiscalizações em hospitais e clínicas, a fim de assegurar que as medidas legais estejam sendo cumpridas e que os consumidores tenham garantidos os seus direitos.

 

Fonte: Gov-RJ


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