Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Gov: Anatel ensina sobre proteção digital a crianças do Procon Mirim do Maranhão

sexta-feira, 24 de outubro de 2025, 13h26

 

A aluna é uma das participantes do Procon Mirim, programa do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) que vai até novembro e leva a alunos da rede pública temas como consumo consciente, combate ao desperdício e importância do respeito nas relações de consumo, e este ano incluiu o uso seguro da internet a partir do convite feito à Anatel.

 

“Os profissionais do Procon ficaram muito empolgados, foi um tema novo, que não esperavam. As professoras das escolas ficaram encantadas, e as reações das crianças foram muito boas”, afirma o gerente regional da Anatel nos estados do Pará, Maranhão e Amapá (GR10), Carnot Guimarães. A atividade com os estudantes envolveu a GR10 e a Superintendência de Relações com Consumidores (SRC).

 

Ao todo, 125 alunos de 10 a 12 anos de cinco escolas localizadas em bairros da periferia da capital tiveram a oportunidade de ouvir sobre proteção de crianças na rede mundial de computadores. “A parceria com a Anatel é fundamental para fortalecermos a educação digital desde cedo. O Procon Mirim tem exatamente esse propósito: formar cidadãos mais conscientes, inclusive no ambiente online. É muito importante que nossas crianças aprendam, desde já, a usar a internet de forma segura e responsável”, afirma a presidente do Procon/MA, Karen Barros.

 

A apresentação foi realizada pela Gerência de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo (RCIC/SRC), que tem levado informações sobre proteção online para escolas no DF e em outras unidades da federação. “Quando falamos de proteção online, não estamos apenas tratando de tecnologia, mas de cuidado, orientação e presença. As crianças crescem conectadas, e é nosso papel garantir que esse ambiente seja também um espaço de aprendizado e de segurança”, afirma a coordenadora da RCIC, Carla Badauy.

 

Segundo Carnot, já foram realizadas algumas ações com o Procon/MA, principalmente ações relacionadas as reclamações e qualidade do serviço móvel 4G e 5G, inclusive ampliando a capacidade de tráfego, “mas sobre educação em segurança digital, foi a primeira vez”. Carla Badauy ressaltou a importância da iniciativa. “A parceria entre a Anatel e o Procon Maranhão tem um valor imenso.

 

É por meio do diálogo e do trabalho conjunto que conseguimos ampliar o alcance das nossas ações e levar informações de forma lúdica e acessível às escolas e à sociedade. Fortalecer esses laços é essencial para que possamos proteger quem mais precisa — e, juntos, formar uma geração mais consciente, crítica e preparada para o mundo digital”, diz.

 

Interação

 

A frase que abriu esta matéria foi registrada em um panfleto com dicas de proteção que havia sido entregue a cada estudante. “As crianças atendidas este ano foram muito receptivas, participativas e carinhosas. Foram momentos de trocas incríveis que me fizeram sair com o coração esperançoso e feliz”, afirma Carla Badauy. Carnot Guimarães destaca que as ações de conscientização se tornam fundamentais no contexto atual.

 

“A Anatel tem lutado muito para levar conectividade as localidades mais longínquas neste país e tem conseguido, mas esse trabalho com crianças e idosos é fundamental, pois o que a gente ouviu e sentiu é que eles estão totalmente vulneráveis neste mundo da internet e somente com a educação digital é que tornará o uso consciente e seguro.”

 

O projeto Procon Mirim do Maranhão foi criado em 2015 e tem como objetivo ensinar crianças, de forma lúdica e adaptada à sua realidade, os direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor. As atividades do Procon/MA no âmbito dessa iniciativa irão até o próximo mês, quando o projeto será encerrado com uma ação prática em um supermercado da capital, momento em que os alunos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala e receberão um certificado de participação no projeto.

 

Este ano, participam as escolas Escola Orgulho do Saber (Cidade Olímpica), Instituto Educacional Coroadinho (Coroadinho),  Escola Comunitária São Lázaro (Santa Clara),  Instituto Social e Educacional Canaã (São Raimundo) e Escola Alegria Do Saber(Itaqui Bacanga).

 

Fonte: Gov


topo