Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Publicados os resultados da pesquisa da ANEEL que afere a satisfação do consumidor de energia

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020, 15h10

Estão disponíveis os resultados da pesquisa com consumidores de energia elétrica que serviu de base para o Prêmio ANEEL de Qualidade 2019, cuja cerimônia foi realizada na última quarta-feira (12/2). A pesquisa também aferiu o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), utilizado para subsidiar o aprimoramento das normas, a revisão das tarifas e a priorização das ações de fiscalização da Agência.

 

Trata-se de painéis interativos que apresentam as avaliações de cada uma das 91 distribuidoras de energia, bem como características da amostra, perfil dos entrevistados e comparativos com resultados anteriores. Clique aqui ou acesse www.aneel.gov.br/iasc.

 

Entre os dados disponíveis, destacam-se também os Simuladores de Melhoria da Qualidade, com os quais as distribuidoras podem estudar os efeitos de possíveis ações de melhoria nos aspectos que não foram bem avaliados pelos seus consumidores.

 

As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 22/7 a 13/11/2019, que entrevistou 27.308 consumidores, de 596 municípios atendidos pelas 91 empresas. Essa foi a maior edição da pesquisa, realizada anualmente desde o ano 2000.

 

Além da Satisfação, também são apurados os itens Confiança, Fidelidade, Qualidade Percebida e Valor Percebido. Em 2019, o índice Brasil Concessionárias ficou em 67,38 - variação de 1,93% em relação a 2018. Já o índice Brasil Permissionárias ficou em 78,19, 6,57% maior que 2018.


 

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica.


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