FÓRUM DISCUTE DESAFIOS PARA ELEIÇÕES 2022
Representantes das Zonas Eleitorais discutem desafios para Eleições 2022
por Nara Assis
quinta-feira, 07 de abril de 2022, 16h15

Os desafios e ações preventivas de segurança nas eleições foram temas abordados no último dia do VI Fórum dos Representantes das Zonas Eleitorais (FREZE), nesta quarta-feira (06.04). Mais de 100 representantes dos Cartórios Eleitorais de Mato Grosso participaram do evento, que teve início no dia 04 de abril, sob realização da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
A corregedora regional eleitoral, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, agradeceu a Superintendência da Polícia Federal (PF) de Mato Grosso, que é parceira do evento e foi responsável pelas palestras ministradas no último dia. “Mais uma vez, contamos com a colaboração de representantes da Polícia Federal para o aperfeiçoamento das atividades da Justiça Eleitoral, principalmente com relação à necessidade de agir previamente à realização das Eleições 2022. Agradeço muito pela parceria do superintendente Sérgio Sadao Mori, que nos atendeu prontamente”.
O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, endossou o agradecimento à Polícia Federal, bem como agradeceu aos representantes dos Cartórios Eleitorais pela dedicação. “A parceria com a PF é muito importante para levar o conhecimento aos chefes de cartório, diante das eleições que se aproximam. Os representantes das Zonas Eleitorais têm um árduo trabalho o ano inteiro, mais ainda nesse período de preparação do pleito. Tenho certeza de que saberão conduzir da melhor forma, até porque nós temos visto no dia a dia a dedicação de todos”.
O superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, delegado Sérgio Sadao Mori, ressaltou que o trabalho conjunto entre as instituições é fundamental para a segurança das eleições. “Essa troca de conhecimentos é importante tanto para o TRE-MT quanto para nós, pela oportunidade de identificar os principais desafios que teremos na próxima eleição, pois cada pleito é único. A segurança é um tema que nos preocupa, mas tenho absoluta confiança na Justiça Eleitoral e nos servidores”.
Nesta quarta-feira, o delegado de Polícia Federal, Rafael Amorim, ministrou a palestra “Desafios e Segurança nas Eleições em 2022”, na qual frisou que é importante elaborar um planejamento de ação coordenada junto às forças de segurança e que é preciso analisar os casos concretos antes de qualquer atuação. O perito criminal federal, Evandro Lorens, falou sobre “Fake News eleitorais e ataques cibernéticos” e deu orientações de segurança para se resguardar nas redes sociais. Por último, o delegado de Polícia Federal, Murilo Freitas, abordou os assuntos: “Mitigação de riscos para Magistrados e promotores”; “Cuidados com segurança pessoal em eventos em que há aglomeração nos cartórios”; “Noções de defesa em ambiente fechado” e “Cautelas gerais de segurança patrimonial no âmbito das ZE”.
Os participantes do evento aprovaram a iniciativa. “A interação entre os órgãos, principalmente para nós que atuamos no interior do estado, é muito importante. Atuamos com força supletiva, mais diretamente com a PM (Polícia Militar) e a Polícia Civil. Seria interessante elaborar um material, em conjunto com a PF, para as forças locais, fortalecendo essas orientações sobre as medidas preventivas e repressivas”, sugeriu o chefe de cartório da 44ª ZE de Guarantã do Norte, Rodrigo Del Papa.
Nos dois primeiros dias do FREZE, foram abordados os seguintes temas: Competências da Justiça Eleitoral - Posicionamentos do STJ; Remanejamento/Rezoneamento; Crimes Comuns Conexos aos Eleitorais; Apresentação dos Painéis das Metas do Pauta Limpa e Estatísticas Processuais dos Crimes Conexos; Cartório Geral Virtual (CGV).