Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

IV Prêmio Esemplare: em solenidade virtual, Corregedoria Eleitoral anuncia as zonas eleitorais vencedoras

por Daniel Dino

quarta-feira, 28 de abril de 2021, 14h23

Ao longo dessa gestão a Corregedoria exerceu sua função com maestria, inclusive, iniciando o projeto das Correições Humanizadas, algo extremamente positivo.
 

foto da tela IV Prêmio Esemplare


A Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso anunciou, nesta sexta-feira (23/04), em solenidade virtual, as zonas eleitorais vencedoras do IV Prêmio Esemplare, uma iniciativa que reconhece boas práticas e a excelência no desempenho em quatro frentes de trabalho. Foram premiadas a 09ª, 19ª, 22ª e 47ª Zona Eleitoral, respectivamente, nas categorias Eleições, Cadastro Eleitoral, Atividade Processual e Atividade Administrativa.

“Eu destaco o grande esforço, competência e dedicação de todos que laboram na Justiça Eleitoral para a construção de um serviço público de qualidade, de excelência! Durante o exercício da função correcional nos é permitido conhecer melhor a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pela primeira instância, os produtos que são entregues à sociedade. Eu pude testemunhar a abnegação e o comprometimento com que servidores e magistrados realizam os seus deveres, especialmente como enfrentaram e superaram a realização de duas eleições, a Municipal e a Suplementar ao Senado Federal, concomitantemente a uma das maiores pandemias que a humanidade já testemunhou, todos vocês têm o meu profundo respeito”, destacou o vice-presidente do TRE-MT e Corregedor Eleitoral, Sebastião Barbosa.

“Algumas vezes nos vemos em uma situação impopular junto aos servidores, mas são ossos do ofício. Somos muito cobrados e precisamos dar a resposta. Neste momento fica claro que somos números, infelizmente. Nós temos uma produção a ser alcançada, temos que bater metas, e sempre estão chegando novas atribuições. É assim mesmo e vai continuar sendo, todos precisam continuar dando o seu melhor. O PJe foi uma evolução muito grande, uma ferramenta que nos trouxe uma enorme responsabilidade, ofertou mais agilidade no trato das ações, dos processos. Ao longo dessa gestão a Corregedoria exerceu sua função com maestria, inclusive, iniciando o projeto das Correições Humanizadas, algo extremamente positivo. A primeira ideia que se tem do corregedor é de alguém para pegar no pé, para criar problema no setor, mas é justamente o contrário. Na correria do dia-a-dia, a Corregedoria tem a função de orientar, de auxiliar, de ser uma parceira. E isso foi muito bem executado”, reforçou o desembargador Gilberto Giraldelli, presidente do TRE-MT.

O chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral, Willian Bezerra, falou sobre a premiação recebida. “Esse reconhecimento de esforço e dedicação nos deixa mais motivados para continuar dando o nosso melhor. Sermos reconhecidos pelos resultados alcançados, num período de muitos desafios para este Cartório, é motivo de orgulho e satisfação. Mas tudo isso não seria possível sem as pessoas que integram a equipe: magistrado, servidores efetivos, requisitados, cedidos e estagiários. São valorosos servidores que engajados, competentes e talentosos, prestam um serviço público com zelo, qualidade e eficiência, que não medem esforços para executarem suas tarefas e responsabilidades diárias”.


Prêmio Esemplare

O Prêmio Esemplare foi criado pela Corregedoria Regional Eleitoral no ano de 2013 como forma de reconhecer os servidores e autoridades que desempenharam as atividades jurisdicionais e cartorárias com eficiência. Os 57 cartórios eleitorais do Estado são avaliados no decorrer de um biênio em quatro frentes de atuação: atividade processual, atividades administrativas, eleições e cadastro eleitoral.

Atividade Processual: se verifica a atuação dos cartórios nas seguintes frentes: quantidade de processos autuados; quantidade de processos decididos; quantidade de processos baixados; metas 1 e 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); metas traçadas pelo Projeto Pauta Limpa; média dos processos pendentes no mês e taxas de congestionamento.

Atividades Administrativas: são analisadas a quantidade de documentos protocolados e percentual de documentos baixados/protocolados. Nessas duas situações, leva-se em conta o número de servidores efetivos e requisitados que laboram no juízo.

Eleições: considera-se o número de municípios atendidos pela zona eleitoral; registro de candidaturas; mesários e locais de votação.

Cadastro Eleitoral: verifica-se como se deu sua operação.

A cerimônia foi realizada em ambiente virtual como forma de prevenção a pandemia da Covid-19. A cerimônia foi conduzida pelo coordenador da Corregedoria, Carlos Luanga. Ao todo, 87 servidores de todo o Estado acompanharam a premiação.


Fonte: TRE/MT


topo