Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Anvisa cria plataforma sobre terapias avançadas

terça-feira, 11 de maio de 2021, 06h56

Um dos objetivos da iniciativa é divulgar informações sobre a regulação sanitária de terapias avançadas para a comunidade científica brasileira.


Quer saber mais sobre terapias avançadas no Brasil? Então, acesse agora a Rede Nacional de Especialistas em Terapia Avançada (Reneta), plataforma virtual criada por meio de um projeto da Anvisa, realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


O conteúdo da plataforma inclui materiais científicos, vídeos educativos e documentos sobre regulação sanitária destinados a pesquisadores, desenvolvedores de produtos de terapias avançadas, pacientes e a todos os interessados no tema.


O principal objetivo da iniciativa é divulgar informações sobre a regulação sanitária das terapias para a comunidade científica brasileira, mas também colaborar com especialistas da Anvisa nas análises de riscos e benefícios de produtos. Visa também acelerar as avaliações regulatórias de produtos de terapias avançadas (PTA) no Brasil.


Além disso, a Reneta dará suporte científico à Anvisa na formação de servidores e estabelecerá uma rede de conhecimento e compartilhamento dinâmico de dados entre a Agência e as universidades brasileiras.


Visite agora o site da Reneta (https://www.reneta.org.br/) e saiba sobre terapias avançadas no Brasil.


Medicamentos especiais

Os produtos de terapias avançadas (PTA) são considerados medicamentos especiais e incluem produtos de terapia gênica, de terapia celular avançada e de engenharia tecidual (desenvolvimento de tecidos artificiais para uso em humanos). Estes itens estão na vanguarda da inovação tecnólogica em saúde e oferecem uma grande esperança para pacientes com doenças para as quais as opções terapêuticas são limitadas ou inexistentes.


Para a Anvisa, esses produtos inovadores exigem novas estratégias regulatórias. Neste sentido, órgão tem atuado de forma sintonizada com o atual modelo internacional de regulação, além de incorporar a opinião de cientistas brasileiros no processo de desenvolvimento dos marcos regulatórios e na avaliação de riscos e benefícios de produtos, na perspectiva de promover acesso à população brasileira a terapias seguras, eficazes e de qualidade.


Grupo de especialistas

Com a criação do Comitê de Assessoramento Técnico (CAT) de Terapias Avançadas, em 2016, a Anvisa definiu um grupo de especialistas, de renomada experiência científica no tema, para colaboração em decisões estratégicas e estruturantes referentes ao modelo regulatório de produtos de terapia avançada no Brasil. O apoio técnico especializado sobre o tema foi incorporado em 2019, por meio da efetivação do projeto Reneta, numa perspectiva de aprimoramento do processo avaliativo.

Fonte: Anvisa


topo