MPAC vistoria Into e Hospital da Criança
por Marcelina Freire
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023, 12h42

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, vistoriou, nesta sexta-feira, 17, o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), a Maternidade Bárbara Heliodora e o Hospital da Criança.
Após as fortes chuvas registradas na capital acreana na última quinta-feira, parte do forro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Into desabou.

Após o ocorrido, o setor foi transferido para outra ala, e também se verificou a necessidade de um remanejamento das crianças que estão sendo atendidas na unidade semi-intensiva .
”O Ministério Público do Acre esteve nesses locais a fim de verificar as condições de atendimento do público infantil, especialmente nas alas de UTI e semi-intensiva, em razão dos últimos acontecimentos causados pela forte chuva que atingiu Rio Branco. O MPAC aferiu a organização que está sendo desenvolvida através da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde pata atender os pacientes”, disse o promotor de Justiça, Ocimar Sales Júnior.



As crianças internadas serão realocadas no Complexo SASMC, que reúne a Maternidade Bárbara Heliodora/Hospital da Criança, onde funcionava anteriormente a UTI pediátrica.
Ainda segundo o promotor, o MPAC continuará acompanhando os setores que abrigam o Hospital da Criança dentro do Into, verificando a parte de cobertura estrutural e também elétrica no intuito de garantir a segurança da população e dos profissionais que trabalham no local.
Ao final da vistoria, o promotor Ocimar Sales se reuniu com a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Ana Cristina Silva, e a gerente-geral do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), Socorro Elizabeth Rodrigues, e a gerente-gerente-geral do Into Helen Freitas.
Na ocasião foram traçadas algumas ações que serão realizadas como: o remanejamento das crianças, as vistorias que foram solicitadas ao Corpo de Bombeiros, entre outras, visando a melhoria da prestação do serviço à saúde ao público infantil.
Fonte: MPAC