MPAC realiza segunda reunião para tratar de falhas existentes no Hospital Regional do Alto Acre
sexta-feira, 10 de março de 2023, 11h46

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, realizou no último dia 06 uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O encontro contou com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde e teve como objetivo dialogar sobre as falhas existentes na unidade hospitalar que é responsável pelo atendimento de média e alta complexidade nos quatro municípios do Alto Acre.

O promotor que responde pela Promotoria Cível, Juleandro Martins, aproveitou para dialogar com o secretário Pedro Pascoal sobre as providências que serão adotadas em questão às diversas denúncias que o Ministério Público vem recebendo em relação à sobrecarga nos plantões extras da equipe de enfermagem que atua no Hospital, bem como de servidores do hospital regional Raimundo Chaar que não cumprem seus respectivos plantões pois estão estudando no país vizinho, Bolívia.
A presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, também participou do encontro e destacou a importância de médicos especialistas para a melhoria do atendimento à população na região do Alto Acre. A unidade de saúde sofre com falta de médicos especialistas para atuar na maternidade, além de não possuir um sistema eficiente de controle de frequência de servidores.
Em seguida, o promotor de Justiça, acompanhado do secretário Pedro Pascoal, da presidente do CRM-AC e de servidores do Centro de Apoio da Saúde, fez uma vistoria no Hospital Regional do Alto Acre.

Ao fim da visita, o gestor se comprometeu em adotar as providências necessárias para contratação de especialistas para atender a maternidade no prazo de 90 dias.
Fonte: MPAC