Promotoria realiza reunião para tratar sobre campanha de vacinação em escolas
sexta-feira, 10 de março de 2023, 12h12

Descrição da imagem: Em sala de reunião, há seis mulheres sentadas. No centro da imagem está a Promotora de Justiça Gruchenhka Freire.
Nesta terça-feira, 7 de março, representando o Ministério Público do Estado do Pará, a promotora de Justiça Cível e de Defesa dos Direitos Constitucionais Fundamentais de Abaetetuba, Gruchenhka Oliveira Baptista Freire, realizou reunião para tratar sobre a campanha de imunização nas escolas da rede pública e privada do município. O objetivo é alcançar a meta de vacinação estipulada pelo selo UNICEF. Na ocasião, estiveram presentes membros das Secretarias de Saúde e da Educação de Abaetetuba.
A coordenadora de vacina do município, Mariceli Ferreira, informou que seguirá com o calendário do Ministério da Saúde, com o dia D de vacinação no dia 30 de abril, mas há possibilidade de acontecer antes, dependendo da autorização dos pais sobre a vacinação dos filhos. Além disso, a coordenadora ressaltou que já começou a implementação da vacinação dos idosos com a dose bivalente.
O secretário municipal de educação, Jefferson Carvalho, relata sobre a constante divergência dos pais em vacinar os filhos. Com relação a isso, a Promotoria pontua que tratará por enquanto os alunos de forma geral e, após, identificar os que não foram vacinados, irá adotar providências individuais em relação aos casos onde os pais não autorizarem a vacinação, como o estudo psicossocial nas famílias.
A coordenadora Mariceli Ferreira falou também sobre a procura pela vacinação por outros públicos, citando os ingressantes de Universidades Públicas por conta da exigência das instituições do imunizante contra a covid, notando que muitos não tinham se vacinado por questões religiosas.
A representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Maria do Socorro, apresentou uma proposta que possui para escolas da rede privada e postos de saúde para vacinar os alunos, informando que a escola deve pedir a autorização dos pais, sendo necessário anexar a cópia da carteira de vacinação.
A Promotoria ressaltou a necessidade de realizar a campanha durante os dias de semana nas escolas, antecedendo a vacinação na rede de ensino particular do município, uma semana antes do dia D de vacinação (30 de abril), fazendo duas escolas por dia para atingir o público alvo.
Diante disso, acordou-se o cronograma de vacinação nas escolas particulares:
1º dia (24.04.2023): ENGELS
2º dia (25.04.2023): INOVE
3º dia (26.04.2023): INSA
4º dia (27.04.2023): VESTIBULANDO
5º dia (28.04.2023): VITÓRIA RÉGIA E SANTA HELENA
Fonte: MPPA