Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPI se reúne com líderes comunitários e gestores da UPA do Renascença para discutir situação da unidade de saúde de Teresina

sexta-feira, 01 de dezembro de 2023, 14h00

  

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, reuniu-se na manhã dessa quinta-feira (30) com líderes comunitários e gestores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Renascença, na zona sudeste da capital, para discutir a situação da unidade de saúde.


Na ocasião, o promotor de Justiça Eny Pontes ouviu líderes comunitários da região, que relataram problemas como estrutura inadequada física e de pessoal para atendimento, falta de medicamentos e de insumos, além de longa espera para a realização da regulação para exames e outros procedimentos.

 

 

O promotor de Justiça Eny Pontes destacou que a reunião foi uma forma de colaborar subsidiando os reclames da comunidade, e que foi momento também da gestão local e corpo técnico apresentarem suas dificuldades para, se for o caso, provocar a gestão municipal maior ou ingressar com ação judicial.

 

 

A diretora Geral da UPA, Tatianny Araújo, e o diretor Médico da unidade de saúde, Rogério Medeiros, colocaram-se à disposição para receber as reclamações dos usuários da UPA Renascença. Rogério Medeiros também informou que a unidade foi idealizada para atender a uma população bem menor que a demanda atual e que buscam sanar os problemas apontados sobre falta de medicação e insumos. Ele também pontuou que, no que diz respeito à regulação, ela deve seguir critérios de gravidade e urgência.

 


A dificuldade de recursos também foi pontuada pela diretora Geral da UPA, Tatianny Araújo, e afirmou que aguardam suplementação pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em dezembro.

 


Já a enfermeira da UPA Renascença, Nicole Dantas, pontuou que em nenhum momento os líderes buscaram a gestão da unidade de saúde para dialogar sobre as dificuldades enfrentadas, mas que estão abertos a esse contato.


Também estiveram presentes os líderes comunitários Antônio Francisco da Cruz Nascimento, André Luís de Sousa e Vanderlúcia Tavares da Costa; o morador da comunidade Ozandir Pimentel; e o servidor público Gustavo Henrique.


Ao final da reunião, ficou estabelecido que a diretoria da UPA Renascença apresente, no prazo de cinco dias, os documentos relativos ao percentual de remessa de insumos e medicamentos realizado mensalmente à UPA Renascença pela Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAFA) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Fonte: MPPI


topo