Indígenas da Paraíba recebem atendimento médico e consultas oftalmológica
terça-feira, 01 de dezembro de 2020, 09h31
Mais de 16 mil indígenas poderão receber atendimento a partir desta segunda-feira (30)
O Ministério da Saúde, por meio de uma equipe de saúde volante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) desembarca nesta segunda-feira (30/11), no Distrito Sanitário de Saúde Indígena (DSEI) Potiguara, localizado no litoral da Paraíba. A equipe prestará atendimento médico clínico e oftalmológico aos indígenas da região. A equipe também irá ofertar óculos de grau aos indígenas dos Pólos Base Rio Tinto, Marcação, Baia da Traição e Natal, de acordo com a necessidade. A ação acontece até o dia 10 de dezembro.

A equipe é composta por médicos e enfermeiros, que juntamente com a equipe do DSEI Potiguara, prestará serviço médico especializado para pacientes que não estejam tratando exclusivamente da Covid-19. Serão realizados procedimentos clínicos básicos como a aferição da pressão arterial, curativos e distribuição de medicamentos, de acordo com receituários médicos de cada paciente.
O DSEI Potiguara atua na prestação de assistência para mais de 16 mil indígenas das etnias Potiguara e Tabajara. Para esta ação, a equipe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) já triou os pacientes e elencou as aldeias que irão receber a ação de saúde volante.
EXAMES OFTALMOLÓGICOS
Com o apoio da ONG Renovatio - organização sem fins lucrativos que promove acesso à saúde ocular por meio de consultas oftalmológicas e doação de óculos de grau - a ação também vai atender a demanda local, com consultas, exames e a entrega de óculos. A previsão é entregar pelo menos mil óculos aos indígenas da região.
Fonte: Ministério da Saúde