Curso promovido pelo MPMG e Corpo de Bombeiros capacita profissionais na perícia de incêndios em vegetação
segunda-feira, 27 de setembro de 2021, 14h10
Um grupo de 32 pessoas está participando, esta semana, em Montes Claros, do 1º Curso de Perícia de Incêndio em Vegetação do Estado. Durante as aulas, os participantes receberão qualificações técnicas para a atuação em campo na identificação de incêndios em vegetação. Eles estão aprendendo a identificar a natureza, a origem e a autoria dos incêndios, no caso das queimadas decorrentes de ação humana.
Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo e da 3ª Promotoria de Justiça de Bocaiuva, o curso teve início nesta segunda-feira, 30 de agosto, e terá duração de cinco dias, com encerramento na próxima sexta, 3 de setembro.

Durante solenidade, que contou com representantes das instituições de origem dos profissionais que participam do curso e com representantes da Polícia Civil de Minas Gerais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montes Claros, da Infraero e da Universidade Federal de Minas Gerais, os participantes ressaltaram a importância do curso para o estado, haja vista a capacidade destrutiva do mau uso do fogo para o patrimônio natural mineiro, e o risco que ele traz à coletividade.
A situação no estado encontra-se ainda mais agravada este ano, já que o regime de chuvas mais escasso propicia maior facilidade na propagação dos incêndios. Melhorar a capacidade de atribuir responsabilidade aos incêndios causados pela ação humana auxiliará as pessoas a terem mais cuidado no manejo do fogo.
O curso conta com a participação de 32 alunos, sendo 26 militares do CBMMG, 1 militar do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, 2 servidores do MPMG, 2 servidores do Instituto Estadual de Florestas e 1 perito da Seção Técnica da Polícia Civil de Minas Gerais. Os militares do CBMMG participantes são originários de todas as regiões do estado e levarão para as respectivas regiões o conhecimento agregado ao longo do evento, que será certificado pela academia do CBMMG.
Fonte: MPMG