Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Sustentabilidade ambiental: Rondônia se destaca na gestão adequada de resíduos no Brasil

sexta-feira, 11 de julho de 2025, 15h12

 

Com o 3° lugar no ranking nacional, Rondônia está em destaque no Brasil na destinação adequada de lixo, conforme levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), publicado na terça-feira (29). O resultado vem do esforço integrado entre o governo do estado e municípios.

 

Enquanto no país, muitas cidades permanecem com lixões a céu aberto, em Rondônia 96% dos municípios realizam destinação sustentável dos resíduos.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ‘‘receita rondoniense’’ para avançar em sustentabilidade ambiental combina integração, planejamento e execução de ações estratégicas.

 

‘‘A gestão adequada dos resíduos sólidos é um compromisso firmado no Planejamento Estratégico do Estado, e os resultados mostram que estamos seguindo no caminho certo. Rondônia está avançando com cidades mais desenvolvidas, atrativas, e sustentáveis; os lixões a céu aberto foram substituídos na maioria dos municípios por aterros sanitários adequados, e estamos trabalhando firmes e juntos aos municípios para avançar mais’’, ressaltou.

 

É na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) que o governo de Rondônia trabalha as políticas públicas que vem transformando a realidade da gestão dos resíduos sólidos no estado.

 

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, entre as medidas adotadas está a criação do Panorama de Resíduos Sólidos Rondônia, e a partir dele ações estratégicas são realizadas voltadas para ampliação da coleta seletiva e o encerramento definitivo dos lixões nos municípios.

 

Entre as medidas adotadas destaca-se:

  1. Diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no estado;
  2. Formulação de diretrizes para o encerramento dos lixões;
  3. Orientação dos municípios sobre as diretrizes para desativação dos lixões, promovendo avaliações técnicas e monitorando esse processo.

 

Fonte: Portal do Saneamento Básico


topo