É reciclável ou não é? Saiba quais produtos mais geram dúvidas
terça-feira, 18 de novembro de 2025, 15h40
Isopor, vidro e lixo orgânico ocupam as primeiras posições de busca na internet entre os brasileiros
Será que a conscientização ambiental está em alta no Brasil? Um levantamento recente da energytech Descarbonize Soluções joga luz sobre um ponto curioso: muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre o que, de fato, pode – ou não – ser reciclado.
A incerteza se reflete nas buscas online. Nos últimos 12 meses, a procura por termos como “o que é reciclável?” cresceu 50% no Google e em outros buscadores. Isso indica que, mesmo com o tema ganhando espaço no debate público, o entendimento sobre a reciclagem ainda é baixa. Entre materiais brutos e itens industrializados, os produtos que mais despertam dúvidas fazem parte da rotina de grande parte da população.
Confira abaixo o ranking dos itens que mais geraram relacionadas à sua possibilidade de reciclagem no último ano:

Mas, afinal, esses itens são mesmo recicláveis? A resposta é sim: todos os produtos listados no ranking podem ser reciclados. Entretanto, nem tudo o que é reciclável na teoria tem reciclabilidade na prática. Ou seja, há materiais que poderiam ser reciclados, mas acabam indo para aterros por falta de estrutura, tecnologia ou viabilidade econômica no processo de reaproveitamento. Outro ponto importante é entender as particularidades de cada material para garantir o descarte correto e o reaproveitamento adequado.
Veja a indicação de como cada um desses produtos pode ser eliminado de forma correta para que seja reutilizado:
Isopor
O isopor é reciclável, embora seja considerado um item mais difícil de ser descartado. Por ser um tipo de plástico, ele pode ser colocado junto com outros plásticos em sistemas de coleta seletiva. No esquema de cores das lixeiras de reciclagem, ele pode ser posto na vermelha.
Mas, atenção, as cooperativas de reciclagem têm grande dificuldade de viabilizar financeiramente a reciclagem do isopor. Por isso, o ideal é evitar este tipo de material no cotidiano.
Vidro
O vidro é 100% reciclável e pode ser reutilizado infinitamente, sendo um dos itens mais facilmente reaproveitados sem perder qualidade. O vidro inteiro pode ser descartado na coleta seletiva, nas lixeiras verdes ou em pontos de recolhimento específicos. Quando quebrado, por sua vez, também pode ser reciclado, porém o seu descarte deve ser feito com segurança, sendo embalado com cuidado e devidamente identificado.
EVA
Assim como o isopor, o EVA é um tipo de plástico e pode ser descartado na coleta seletiva ou em lixeiras vermelhas. Seu processo de reutilização envolve a trituração do material em pequenos pedaços, que poderão ser usados na fabricação de novos produtos.
Também como o isopor, o material é reciclável em teoria, mas tem baixa reciclabilidade. Se possível, evite, pois certamente o produto irá parar em lixões ou aterros sanitários.
Madeira
Seu reaproveitamento auxilia na preservação de recursos naturais, evitando o desmatamento. Para o descarte, o mais indicado é procurar por ecopontos que façam a utilização adequada. É possível reutilizar o material na construção civil, na fabricação de móveis ou de outros produtos, além da madeira poder ser triturada e usada como matéria-prima na criação de outros artigos.
Papel
O papel é reciclável, desde que esteja limpo e seco. Papéis engordurados, molhados ou contaminados com resíduos orgânicos, como guardanapos usados, podem ser descartados apenas no lixo orgânico. O papel reciclável limpo e seco pode ser descartado nas lixeiras azuis, sendo reaproveitados para a fabricação de novos papéis, como papel higiênico, papel toalha, papelão e até embalagens.
Papelão
O papelão também é reciclável e é amplamente reutilizado na indústria. É indicado que as caixas do tipo sejam dobradas para economizar espaço e descartadas limpas, sem restos de alimentos ou líquidos. Assim como o papel, o papelão deve ser destinado às lixeiras azuis. É um dos materiais mais reaproveitados em processos de reciclagem no Brasil.
Tecido
Tecidos são potencialmente recicláveis, mas não fazem parte da coleta seletiva tradicional. O ideal é buscar por pontos de coleta específicos, como campanhas de descarte têxtil, cooperativas ou projetos de moda circular. Em alguns casos, os tecidos podem ser transformados em fios reciclados, estofamentos, cobertores ou até mesmo em matéria-prima para a indústria automotiva.
Borracha
A borracha é reciclável, embora o processo dependa do tipo e da composição do material. Pneus, por exemplo, podem ser reaproveitados em asfaltos ecológicos, pisos de quadras, solados de sapatos, entre outros. Já borrachas menores, como as de uso escolar ou doméstico, nem sempre são recicladas com facilidade. O ideal é procurar pontos de coleta específicos ou empresas especializadas.
Metal
O metal é reciclável e pode ser reaproveitado diversas vezes sem perda de qualidade. Latas de alumínio, aço, cobre, tampinhas metálicas e outros itens devem ser descartados nas lixeiras amarelas. A reciclagem de metais contribui significativamente para a economia de energia e para a redução da extração de minérios, sendo um dos processos mais consolidados no Brasil.
Mais do que saber o que é reciclável, é essencial conhecer as formas corretas de descarte para que cada material tenha a chance de ser reaproveitado, ajudando a reduzir impactos ambientais e promovendo uma economia mais sustentável.
Lixo orgânico
O lixo orgânico é reciclável, porém de uma forma diferente dos outros materiais. De forma geral, restos de alimentos podem ser reaproveitados a partir da compostagem, sendo transformados em húmus, um fertilizante natural. Uma segunda alternativa é a produção de biogás, que também é feita a partir da decomposição da matéria orgânica, e que gera o metano, gás que pode ser utilizado como fonte de energia renovável. Em cidades, o lixo orgânico deve ser descartado separadamente do lixo reciclável e do comum, em lixeiras específicas.
Metodologia da pesquisa
Para descobrir os itens que mais geram dúvidas entre os brasileiros sobre sua possibilidade de reciclagem, a Descarbonize Soluções partiu da análise da pergunta “é reciclável?”. Foram levantadas as buscas de plataformas da internet como Google, Bing, Youtube, TikTok, X e Pinterest. Analisaram-se então os dados disponíveis do último ano, correspondendo ao período dos últimos doze meses. Para a criação do ranking, foram selecionados os dez primeiros resultados que apresentaram maior volume de buscas.
Fonte: Ciclo Vivo