CAPACITAÇÃO ON-LINE DO MPGO PARA CONSELHEIROS TUTELARES ENCERRA CALENDÁRIO EM 2021
sexta-feira, 17 de setembro de 2021, 10h26
16/09/2021, 15h35
Capacitação on-line encerrou o calendário de 2021
O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da Área da Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional (CAO), concluiu nesta quarta-feira (14/9) o curso Capacitação de Conselheiros Tutelares On-Line 2021.
Receberam a formação nesta semana conselheiros dos municípios de Santa Helena, Turvânia, Itapuranga, Palminópolis, Heitoraí, Guaraíta e Morro Agudo de Goiás.
O curso foi dividido em três dias de encontros, nos quais foram trabalhados três diferentes módulos: os dois primeiros com ênfase em aspectos teóricos e o último, de caráter prático.
No primeiro dia de atividades, foi abordada a Doutrina da Proteção Integral e Política de Atendimento, temática explicada pelo promotor de Justiça Pedro de Mello Florentino, e também o tema Entendendo a Rede de Proteção e as Atribuições do Conselho Tutelar, que foi detalhado pelo promotor Maurício Alexandre Gebrim.
Já no segundo módulo, realizado na terça-feira (14/9), a coordenadora da Área da Infância, Juventude e Educação do CAO, Cristiane Marques de Souza, falou sobre A Relação Conselho Tutelar e Escola.
A psicóloga Juliana Naves, integrante da Unidade Técnica em Psicologia do MPGO, esclareceu sobre O Conselho Tutelar e a Escuta de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência.
No último dia de capacitação, realizado ontem (15/9), a equipe da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial e Judicial (Caej) apresentou um enfoque prático sobre o tema Ética do Conselheiro Tutelar, Abordagem nas Famílias e Estudo de Caso com Aplicação dos Fluxos e Protocolos Desenvolvidos no Serviço Fortalecendo Redes.
Próximas solicitações serão agendadas para 2022
O ciclo de capacitação já foi realizado em diversas cidades. Esta foi a quarta e última atividade do segundo semestre de 2021.
A Área da Infância, Juventude e Educação elaborou e encaminhou o cronograma a todas as Promotorias de Justiça que solicitaram a capacitação.
Quanto aos novos pedidos, estes serão agendados para o próximo ano (2022), em continuidade ao trabalho de formação dos conselheiros tutelares do Estado de Goiás. (Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO - Foto: acervo da Área da Infância, Juventude e Educação).
FONTE: MPGO