TJMT ajuda a criar novos sonhos para crianças e você também pode contribuir
quinta-feira, 07 de outubro de 2021, 09h32
06.10.2021 19:16
Uma televisão novinha de 40 polegadas foi o presente que as crianças e adolescentes acolhidos pelo Projeto Nossa Casa receberam em comemoração ao Dia das Crianças. Nada mal em dias de pandemia em que muitas das atividades externas ainda estão suspensas.
O presente foi possível pelas doações captadas pela Corregedoria Geral da Justiça via Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) e a Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM) e faz parte de uma ação social muito maior para crianças carentes, que envolve um momento de lazer com comida e brincadeiras, além de brinquedos. E você também pode participar.
É a ação “Ajude a criar novos sonhos”, que pretende beneficiar cerca de 250 crianças de um bairro carente de Cuiabá e também crianças acolhidas na Capital. As doações podem ser feitas em dinheiro por depósitos bancários, transferências ou via pix. Os dados estão aqui e no banner da campanha. Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob-756). Banco: Sicoob. Agência: 4256. Conta corrente: 58500-9. CNPJ: 03.750.478/0001-27. Pix: 03.750.478/0001-27. Doe a quantia que puder.
A entrega do aparelho de tv na casa que acolhe 15 pessoas com idades entre 12 e 18 anos incompletos foi o primeiro resultado da ação desenvolvida em parceria. A garotada da casa que fica na região do Coxipó em Cuiabá, estuda e alguns até trabalham como menores aprendizes. Eles têm várias atividades que foram suspensas. Resultado... tem sobrado tempo e energia pra eles. A tv já tem função definida.
O adolescente de 14 anos disse que esperava há muito tempo por uma tv e que o passa tempo predileto são os jogos de vídeo game. Outro menino de 15 anos também disse algo parecido. Até citou nomes de alguns jogos, ambos sabem que vão curtir muito, mas que não podem se desvencilhar dos afazeres diários como a escola e o trabalho e para que isso não ocorra ali está Amábile Coimbra. Ela é a responsável pela ordem na casa e na vida da garotada. “Estou aqui há 16 anos, sei que temos que tomar conta de tudo para o bem deles. Se deixarmos, eles só vão querer brincar”, explicou.
A
entrega do presente foi feita pela juíza auxiliar da Corregedoria, Christiane da Costa Marques Neves, a secretária-geral da Ceja Elaine Zorgetti Pereira e a servidora Nadine Nadaf. A juíza fez questão de conhecer bem a casa e também ouviu a garotada. “É uma campanha muito mais profunda. Além dos presentes queremos divulgar para a sociedade e fazer com que as pessoas se lembrem que as crianças acolhidas também precisam de nossa total atenção”, disse a juíza. “É uma forma de lembrarmos que estas crianças e adolescentes existem e também precisam de nossa atenção e carinho”, disse a responsável pela Ceja.
Enquanto a garotada acolhida recebe os presentes em casa a meninada do Bairro Silvanópolis, região carente da Capital terá uma festa. Todos os padrões de biossegurança serão adotados. A festa será feita no sábado de manhã no campo de futebol do bairro e terá apoio da Polícia Militar de Mato Grosso.
“Estaremos no campinho e vamos entregar lanches, sucos, além de orientar nas brincadeiras. Será uma ação muito legal. Alguns magistrados participarão ativamente. Além de mim as juízas Ana Cristina Silva Mendes e Célia Regina Vidotti, também são voluntárias na ação”, revelou a juíza Olinda de Quadros Altomare Castrillon.
“Com as contribuições será possível organizar atividades e adquirir presentes a serem entregues de forma igualitária, a fim de levar um pouco de alegria para as crianças. Para tanto contamos com a generosidade de todos. Pelas nossas andanças nos bairros carentes da cidade, temos nos deparado com situações de penúria absoluta! Também estão conosco nessa ação a Corregedoria Geral de Justiça com a Ceja”, concluiu o presidente da Amam, juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu.
Ranniery Queiroz
Assessor de Imprensa da CGJ/MT
FONTE: TJMT