MPAC, TJAC e Fieac pedem apoio da Aleac em projeto voltado para inclusão social de jovens e adolescentes
sexta-feira, 08 de outubro de 2021, 13h17
8 de outubro de 2021

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, articulou uma agenda realizada nesta quinta-feira, 7, com o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior, para pedir apoio do Poder Legislativo ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Inclusão Social pelo Trabalho – Radioativo, promovido pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e MPAC.
Estiveram presentes na reunião, o secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Rodrigo Curti, a desembargadora Regina Ferrari, a juíza-auxiliar da presidência do TJAC, Andrea Brito, os promotores de Justiça Vanessa Muniz e Francisco Maia Guedes, o presidente da Fieac, Adriano Ribeiro e o diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AC), João César Dotto.
O Programa Radioativo tem o objetivo de promover a inclusão social no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional através de cursos de aprendizagem industrial ministrados pelo Senai/AC.
“Hoje tivemos a oportunidade de sensibilizar o presidente da Aleac para que seja parceiro do projeto Radiotivo e dividir essa parceria com cada deputado, a fim de que possam empreender a apropriar verbas por meio de emendas para apadrinhar mais vagas de menor aprendiz, a fim de que adolescentes possam ter oportunidades em sua vida se qualificando e se profissionalizando. Agradecemos a acolhida ao projeto e por entender o quanto ele é positivo, pois só fortalecendo as crianças é que iremos evoluir civilizadamente como país e Estado, disse a desembargadora do TJAC.
Apoio do Poder Legislativo

Pioneira na defesa da infância e juventude no estado do Acre, a chefe do MPAC incentivou o apoio da Aleac ao programa, afirmando que “as instituições que atuam nessa defesa compreendem o quanto são capazes de modificar a realidade de um adolescente quando se investe nele”, disse a PGJ.
O presidente da Aleac disse que vai levar o programa para a casa legislativa e colocar sua importância aos demais deputados, a fim de que também possam se aliançar e contribuir. “É uma satisfação estar aqui para acompanhar esse trabalho que vem sendo realizado através desse programa que leva oportunidade para nossos adolescentes e salva vidas. É um programa que vai dar a eles a oportunidade de ter uma profissão e posteriormente entrar no mercado de trabalho”, disse o parlamentar.
O presidente da Fieac destacou a importância do apoio da Aleac e disse que o encontro é um passo importante para o estado do Acre em termos de indicadores que relacionam menores em conflito com a lei.
“O programa que criamos e sua proposta tem tudo a ver com a realidade de hoje. Estamos promovendo o resgate da cidadania desses adolescentes que se perdeu, muitas vezes, por falta do apoio e do olhar das instituições. Hoje a adesão da Aleac traz para nós uma esperança muito grande, que tenhamos mais adesões para aumentar o alcance desse programa”, disse.
FONTE: MPAC