Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

UNICEF reúne 113 cidades em Mato Grosso no maior programa de promoção dos direitos de crianças e adolescentes do Brasil

quinta-feira, 25 de setembro de 2025, 18h18

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alcançou um recorde histórico de adesões ao Selo UNICEF em Mato Grosso: na nova edição (2025-2028), são 113 municípios inscritos, um crescimento de 45% em relação à edição passada de 2021-2024, quando 78 municípios mato-grossenses se inscreveram e 12 foram certificados. Esse recorde acompanha os números nacionais, em que 2.266 municípios de 18 Estados, aderiram à iniciativa

 

“O engajamento das diferentes instituições estaduais foi fundamental para o resultado extraordinário que foi conquistado. Com a adesão dos 113 municípios, tenho certeza de que o Estado poderá se destacar nos avanços dos direitos de crianças e adolescentes, contribuindo efetivamente para redução das desigualdades”, afirmou Mariana Machado Rocha, chefe do escritório do UNICEF para Mato Grosso.

 

Entre as conquistas da edição passada em Mato Grosso estão a volta para escola de 6.966 crianças e adolescentes, correspondendo a 59 municípios que alcançaram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), do UNICEF. Ainda na educação, 34 municípios realizaram ações de enfrentamento à cultura do fracasso escolar no Ensino Fundamental.

 

Na área de proteção, 40 municípios realizaram algum tipo de campanha de prevenção e resposta às violências; 35 municípios implementaram os protocolos da Lei de Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017), evitando revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência; e 37 municípios comprovaram ter Conselho Tutelar em condições minimamente adequadas de funcionamento. E ainda, 46 municípios elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI), superando o desempenho médio dos municípios do Brasil neste quesito, de acordo com o IBGE.

 

Parcerias pelos direitos de crianças e adolescentes

 

A metodologia do Selo UNICEF engaja diferentes atores em prol da causa da infância. Além das equipes gestoras dos municípios inscritos, no estado de Mato Grosso, as instituições estaduais estarão junto ao UNICEF na nova edição. São elas: Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas, Associação Mato-grossense de Municípios, Associação de Desenvolvimento Social do Estado, Conselho Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes e Federação das Associações de Bairro.

 

O UNICEF também mobiliza outros importantes atores da sociedade, incluindo o setor privado. É por isso que, de 2025 a 2028, o Selo UNICEF no estado contará com a parceria estratégica da empresa Rumo, que apoiará os programas implementados pelo UNICEF nos 113 munícipios inscritos em uma colaboração para a garantia de direitos fundamentais para crianças e adolescentes.

 

FONTE: UNICEF


topo