Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPGO articula o fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência em Santo Antônio do Descoberto

quarta-feira, 01 de outubro de 2025, 18h06

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio do Descoberto, tem promovido reuniões e capacitações interinstitucionais voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa é desenvolvida sob a perspectiva e inspiração do Projeto Luz, idealizado pelo Ministério Público do Estado do Mato Grosso (MPMT). Segundo destaca o promotor de Justiça Diego Campos Salgado Braga, a iniciativa é reconhecida nacionalmente por sua metodologia de articulação e fortalecimento da rede de proteção.

 

No dia 29 de setembro, o MPGO realizou a 7ª reunião com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Encontros anteriores já envolveram o Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), além de uma apresentação geral destinada a todas (os) as (os) representantes da rede.

 

Diego Campos Salgado Braga salienta que “a atuação coletiva é necessária e fundamental para que a rede consiga garantir respostas eficazes às vítimas, respeitando as competências de cada instituição e potencializando os resultados".

 

Segundo o promotor, as capacitações promovidas pelo MPGO têm se mostrado produtivas e transformadoras, permitindo ajustes nos fluxos de trabalho e maior integração entre os órgãos.

 

A próxima etapa envolverá as equipes de saúde e educação do município, com foco em orientação prática e formação específica para o atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de violência. (Edição de texto: Mariani Ribeiro/Assessoria de Comunicação Social do MPGO, com informações da 5ª PJ de Santo Antônio do Descoberto)

 

 

FONTE: MPGO


topo