MPSP- Jovens da Fundação CASA são premiados em concurso de redação idealizado por promotor
terça-feira, 11 de novembro de 2025, 18h03
Idealizado pelo promotor João Marcos Costa de Paiva, que trabalha na área de Infância e Juventude em São José dos Campos, um concurso de redação voltado a adolescentes cumprindo medidas socioeducativas na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Tamoios premiou os melhores textos no dia 28 de outubro.
Tendo o mito da democracia racial como tema, os jovens refletiram sobre racismo estrutural, cidadania e desigualdade. As redações, produzidas com a orientação do professor de história Carmo Antônio da Silva, utilizaram como inspiração a playlist do canal Coleção Antirracista, da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara, que aborda o legado colonial e suas implicações.
Avaliadas pelo próprio promotor, as redações vencedoras foram reconhecidos por critérios de criatividade, sensibilidade e dedicação. Os três primeiros colocados receberam kits de roupas esportivas entregues por Paiva ao lado do encarregado técnico da Fundação CASA Tamoios, Alessandro Muniz, e do diretor, Evandro Lauro de Oliveira.
Para Paiva, a iniciativa representou uma oportunidade de dar voz às suas ideias e experiências. "A escrita se torna, aqui, um caminho para a transformação social e a construção de uma sociedade mais justa", declarou.
Muniz complementou destacando que muitos adolescentes demonstraram interesse genuíno pelo tema, reconhecendo nas discussões uma oportunidade de expressar sentimentos, vivências e percepções sobre o racismo e as desigualdades
FONTE - MPSP