Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPAL recepciona alunos de Centro Educacional de Jovens e Adultos para palestra sobre prevenção às drogas e visita a memorial

quarta-feira, 12 de novembro de 2025, 17h43

Mais uma unidade de ensino esteve na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), no bairro do Poço, em Maceió, para uma palestra proferida pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), dentro do projeto “A Escola Vai ao MP e ao Memorial” . Nesta quarta-feira (12), foi a vez dos alunos do ensino médio do Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire.

 

Eles acompanharam uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas, conduzida pelo Proerd, tendo como facilitadora a coronela Valdenize, da Polícia Militar de Alagoas, e fizeram visita ao Memorial Desembargador Hélio Cabral, guiados pela servidora do MPAL e coordenadora do espaço, Gisela Pfau.

 

“Hoje os nossos alunos foram presenteados com uma manhã de aprendizado e descobertas. Fazê-los sentir pertencentes aos espaços públicos, que para eles são ambientes distantes de suas realidades, é muito necessário e gratificante”, assinalou a professora de Linguagens, Ana Angélica Almeida, que participou da ocasião.

 

Já o professor de Ciências da Natureza, Breno Antônio Gonçalves, destacou que o momento foi de grande importância tanto para a disciplina que leciona como para a identidade histórica do Mistério Público de Alagoas. “Relacionar em uma palestra como as drogas funcionam desde sua composição, explicando seus efeitos neurológicos e psicológicos, sintomas, doenças e os processos é algo fundamental para alertar sobre os riscos e, assim, contribuir com a prevenção”, disse o professor.

 

“Como educadora, é uma imensa satisfação poder vivenciar junto aos nossos alunos da EJA momentos de aprendizado além da sala de aula, fortalecendo o conhecimento, a cidadania e a consciência social através de experiências como esta visita ao Ministério Público”, acrescentou a professora de Língua Portuguesa, Rosires Oliveira Lima.

 

Alexandre Hudson Ribeiro, professor de Matemática, disse, por sua vez, que “a palestra foi muito positiva e mostrou para os alunos a importância de não usar drogas”.

 

Os encontros do projeto “A Escola Vai ao MP e ao Memorial” promovem resultados importantes, com a conscientização sobre o que é lícito e suas possibilidades de futuro, e aproximam os estudantes da história do Ministério Público de Alagoas por meio do acervo do Memorial.

 

 

FONTE: MPAL


topo