MPRO destaca importância da conscientização sobre adoção em evento realizado nesse domingo em Porto Velho
segunda-feira, 01 de dezembro de 2025, 17h02
Na tarde desse domingo (30/11), o Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou da "Caminhada pela Adoção", evento que busca garantir a crianças e adolescentes o direito fundamental de crescer em uma família. A ação reuniu centenas de pessoas e teve como foco a sensibilização da sociedade sobre a adoção sem preconceitos.
Representando o MPRO, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, destacou: “A adoção é um ato de amor que transforma vidas e fortalece vínculos familiares. Eventos como este são fundamentais para que a sociedade tenha acesso à informação, conheça o caminho legal da adoção e se inspire nos muitos exemplos bem-sucedidos. O Ministério Público tem o dever constitucional de defender os direitos das crianças e adolescentes, e estar presente nesta mobilização é parte essencial desse compromisso.”
A promotora de Justiça da Infância e Juventude, Alba da Silva Lima, também ressaltou a importância do evento: "Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade para que a adoção seja reconhecida como sinônimo de afeto e compromisso. Assim como a parentalidade biológica, a adoção tem seus desafios, mas o amor que se constrói nessa relação é igualmente verdadeiro e transformador. A caminhada simboliza esse movimento: cada passo representa um direito garantido e uma família que pode se formar."
Mobilização pela causa
Com o lema "Cada passo, um direito", a iniciativa busca ampliar a visibilidade do tema e incentivar reflexões sobre o acolhimento sem estereótipos. O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia e contou com a parceria do Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado, OAB-RO, Prefeitura de Porto Velho e Sinjur.
A participação do MPRO na Caminhada pela Adoção reafirma o compromisso da instituição com a defesa prioritária dos direitos de crianças e adolescentes, assegurando que o direito à convivência familiar seja efetivado em Rondônia.
FONTE: MPRO