Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJMT:Judiciário utiliza o esporte para se aproximar de crianças em Quatro Marcos

terça-feira, 01 de outubro de 2019, 16h14

 

 

A aproximação da sociedade é um caminho trilhado pelos juízes do Poder Judiciário de Mato Grosso há algum tempo e, quando o público alvo são crianças e adolescentes, um dos recursos que sempre faz sucesso é o esporte. Foi por isso que na Comarca de São José dos Quatro Marcos (315 Km a oeste de Cuiabá) deu início na manhã desta segunda-feira (30 de setembro) à segunda edição da Copinha da Infância e Juventude.

 

O evento busca apresentar aos jovens da cidade o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário local. De acordo com a juíza Lílian Laurindo Bartolazio Bianchini, também tem como objetivo evitar que esse público seja parte nos processos que tramitam na Vara da Infância e Juventude da Comarca e, para isso, o torneio apresenta o esporte como um caminho que sempre pode ajudar.

 



“No Poder Judiciário de Mato Grosso desaguam processo com questões infracionais indesejadas envolvendo crianças e adolescente e, muitas vezes, são os agentes da ação. Quando saímos do fórum e vamos ao encontro desses jovens estamos trabalhando preventivamente para mostrar que sempre é possível encontrar uma solução saudável para os problemas e que o esporte é dos caminhos”, explica Lílian.

 

Até o dia 3 de outubro será realizado o torneio de futsal, com jogos na quadra pública João Maná. Já no dia 4, será o dia dos esportes de atletismo nas modalidades salto a distância, arremesso de dardos, e corrida de 100 e 200 metros. Nesse dia, as provas serão feitas no Parque Wilson de Souza Rézzio, que é uma área arborizada e fresca dentro da cidade. Ao todo, estão participando cerca de 200 crianças matriculadas nas redes de ensino municipal e estadual e também nas escolas particulares.

 

T

T
odos os participantes receberão uma medalha de participação que foram adquiridas pelos servidores do fórum local. Já os ganhadores receberão troféus comprados pelo Poder Judiciário com os parceiros do projeto, quais sejam, Prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

De acordo com a agente da infância e juventude Sandra Longhi, responsável pela organização do evento na Comarca, a copinha é alusiva ao Dia da Criança, comemorado no dia 12 de outubro. Ela explica ainda que a ação é pensada de forma que traga o lúdico e integrem os estudantes.

 


“A participação é gratuita, a exigência é que estejam estudando e que a inscrição seja feita pelos professores de educação física. São eles quem conhecem cada criança e adolescente e sabem se a compleição física corresponde à modalidade que o estudante quer participar. Também é necessário que os pais autorizem as crianças a sair da escola para jogar. Dessa forma, nós buscamos garantir a segurança desse jovens”, ressaltou.

 

Ela pontuou ainda que para garantir a qualidade do evento, os esportes ofertados são previamente definidos com a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação Municipal. Nos dias ainda contam com o apoio de equipe de enfermagem cedidos pela prefeitura para acompanhar os jogadores.

 

Também são parceiros da iniciativa a Polícia Militar, a Faculdade Quatro Marcos (FQM) e lojistas da cidade.

 

Keila Maressa

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

(65) 3617-3394/3393

 

FONTE: www.tjmt.jus.br


topo