MPAC: CAV realiza oficina em Assis Brasil para a rede de proteção de crianças e adolescentes
quarta-feira, 23 de outubro de 2019, 09h54
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), realizou esta semana, no município de Assis Brasil, oficina sobre o fluxo de atendimento para a rede de proteção de crianças e adolescentes.
A capacitação, proposta pelo promotor de Justiça de Assis Brasil, Rafael Maciel da Silva, teve como objetivo fortalecer a atuação conjunta dos órgãos que trabalham com a garantia de direitos de crianças e adolescentes naquele município.
O promotor de Justiça explica que a necessidade de realização da capacitação surgiu em decorrência da deficiência no fluxo de atendimento de órgãos do município em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes.
“Tivemos alguns casos em que o atendimento dos órgãos que compõe a Rede de Proteção a crianças e adolescentes não teve a resolutividade devida naquele momento, em razão disso, solicitamos a ajuda do Centro de Atendimento à Vítima do MPAC, para que o município auxiliasse com sua expertise nessa área, o que foi prontamente atendido. Nosso objetivo é capacitar os servidores para resguardar os direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, disse o promotor.
Cerca de 20 profissionais das áreas de assistência social, saúde, Conselho Tutelar e Polícia Militar participaram da oficina, que teve como facilitadoras as técnicas do CAV: assessora jurídica, Otília Amorim; psicóloga Fernanda Rocha; e a assistente social Lucélia Quintela.
A assessora jurídica do CAV explica que a oficina foi direcionada para os profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), mas também teve como foco os novos conselheiros tutelares recém-eleitos.
“A oficina foi dividida em dois momentos, a parte teórica e a prática. Levamos nossa experiência de atuação no CAV, mas também situações baseadas em fatos reais para que os participantes pudessem identificar os principais problemas e apontar soluções”, disse Otília Amorim.
Outra facilitadora da capacitação, a psicóloga Fernanda Rocha, avalia como muito produtiva a realização da Oficina em Assis Brasil e destaca os principais resultados.
“Pudemos dividir nossa experiência de trabalho no CAV, assim como instrumentos de gestão como modelos de relatórios utilizados no Ministério Público, e ainda propusemos o uso de ferramentas que poderão contribuir com a atuação da Rede de Proteção Social do município, entre eles está a efetivação do plantão social e a criação de um grupo de mensagens que vai facilitar a comunicação e atuação conjunta dos órgãos. Assim, acreditamos que com o fluxo correto e a participação de todos os entes da Rede, o município terá maior resolutividade nos casos que surgirem daqui pra frente”, finalizou.
Andréia Oliveira – Agência de Notícias do MPAC
FONTE: www.mpac.mp.br