Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPGO: Reunião apresenta programa Fortalecendo Redes, do MP-GO, para implementação em Cristalina

quarta-feira, 13 de novembro de 2019, 11h51

 

Encontro aconteceu na sala de reuniões das Promotorias de Cristalina

Encontro aconteceu na sala de reuniões das Promotorias de Cristalina

 

Em reunião realizada na última terça-feira (12/11), na sala de reuniões das Promotorias de Cristalina, foi dado início de implementação na comarca programa Fortalecendo Redes, do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que tem como objetivo implementar políticas sociais básicas visando assegurar uma maior resolutividade no atendimento de crianças e adolescentes, assim como na prevenção ou atendimento de situações de violência.
 

O promotor de Justiça Caio Affonso Bizon, da 3º promotoria de Cristalina, ressaltou a importância do projeto para a articulação da rede de proteção e defesa da criança e do adolescente na comarca, que conta com um extenso território, muitos distritos e assentamentos. Informando ainda, que o município prossiga o trabalho das reuniões feitas pela Área de Infância, juventude e educação do Centro de Apoio Operacional e da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (Caej), inclusive por meio de uma comissão criada por ato normativo municipal ou projeto de lei.
 

Na reunião que inaugurou as atividades do programa, a psicóloga Mônica Café, da Caej, esclareceu que o trabalho da coordenadoria é pontual, com a articulação de seis reuniões. Explicou ainda que o próprio significado da palavra rede pressupõe a formação de elos, desse modo, deve-se trabalhar em conjunto e respeitar o protocolo de cada instituição, estabelecendo compromisso por escrito. Orientou que seja formada uma comissão para dar continuidade dos trabalhos, independente de quem esteja à frente da gestão.
 

Neste primeiro encontro, foram identificadas também outras entidades e instituições que desenvolvem ações na área, num trabalho de mapeamento da rede, com vistas à sua ampliação e integração. Mônica Café ressaltou que a equipe multidisciplinar é essencial e deve participar dos trabalhos. Reforçou a necessidade de atuarem em conjunto e de forma colaborativa.
 

Fortalecendo Redes
 

O programa Fortalecendo Redes de Proteção da Criança e do Adolescente foi instaurado para incrementar as políticas de atendimento a crianças e adolescentes nos municípios.

 

O projeto conta com assessoramento técnico da Caej e pretende articular a rede de proteção (Saúde, Educação, Assistência Social, Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente) dos municípios que aderem a proposta, por meio da definição do papel de cada órgão e de um fluxo de atendimento.

 

Participam da rede de proteção representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), como os Conselhos Tutelares, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Assistência Social, Delegacias Especializadas de Polícia Civil, Juizado da Infância e Juventude e organizações não-governamentais que trabalham na área. (Texto: Victor Rodrigues – Estagiário da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, a partir de nota da Promotoria de Justiça de Cristalina/ Supervisão: Ana Cristina Arruda).

 

FONTE: www.mpgo.mp.br


topo