MPF encaminha ofícios para secretarias de educação na Baixada Fluminense (RJ) sobre operações policiais
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020, 09h28
Objetivo é entender como cada município se comporta em situações de risco
Foto: Banco de Imagem/Stock
O Ministério Público Federal (MPF) em São João de Meriti (RJ) encaminhou um ofício para cada uma das oito secretarias municipais de educação da Baixada Fluminense para entender como funciona o protocolo de proteção às escolas durante operações policiais na região. Com colaboração da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial uma organização que tem por finalidade contribuir por uma política de segurança pública centrada no enfrentamento ao racismo, o MPF solicita as informações para entender o cenário atual. Foram oficiadas as secretarias de educação de Mesquita, Japeri, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados e Nilópolis.
Nos pedidos, o MPF procura saber se as secretarias e as escolas são informadas com antecedência a respeito de operações para a proteção de alunos e funcionários a partir da secretaria de segurança pública, batalhão da polícia milita ou polícia civil. Se quando há operação, quais os protocolos de proteção pensados e também se a secretaria realiza alguma sistematização dessas operações e de tiroteios, e o impacto em sua rede.
O procurador da República Julio Araujo pede um retorno para até 10 dias para que, a partir das respostas, sejam discutidas as melhores formas de trabalho para esta situação.
Clique aqui para ter acesso à íntegra do ofício que foi expedido pelo MPF/RJ.
Fonte:
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9542 / 9543 / 9547
twitter.com/MPF_PRRJ